Tucano recebe novas doses da CoronaVac e inicia vacinação de idosos com 89, 88 e 87 anos

A quarta remessa de vacinas chegou a Tucano na tarde do último domingo (07), com 340 doses da CoronaVac. Seguindo as orientações do Governo do Estado, 320 doses da nova remessa serão destinadas aos idosos e idosas com 89, 88 e 87 anos. As outras 20 serão remetidas aos profissionais de saúde.

Entre hoje (08) e quarta-feira (10), os idosos e idosas do município poderão se dirigir ao posto de saúde Dr. Oswaldo Assumpção, na sede, e ao Centro de Saúde, em Caldas do Jorro, para receber o imunizante. O horário de funcionamento será das 8h às 17h. Para garantir a vacinação, os idosos deverão apresentar o CPF ou cartão do SUS, cartão de vacinação, além do comprovante de residência em Tucano.

“Estamos trabalhando para ampliar o alcance da campanha de vacinação. A medida em que as remessas chegam, distribuímos conforme as orientações estaduais e federais para cumprimento do plano da imunização”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

Vale ressaltar que, durante o fim de semana, os idosos e idosas com 90 anos ou mais foram vacinados sem sair do carro. Pontos de drive-thru foram montados, um na sede e um em Caldas do Jorro, para atendimento em massa da população. Após a primeira aplicação, os idosos deverão receber a segunda dose depois de quatro semanas.

Em relação aos profissionais de saúde e idosos que receberam a primeira dose que chegou ao município na remessa do dia 19/01, a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado para disponibilização da segunda dosagem do imunizante pelo Governo do Estado. Embora não haja uma data definida, a Secretaria irá entrar em contato com as pessoas do grupo assim que as doses chegarem ao município.

Transparência

A imunização em Tucano teve início no dia 19 de janeiro e tem seguido todas as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado da Bahia. A prefeitura mantém no site oficial uma página na qual os dados sobre as remessas e aplicações das vacinas são atualizados diariamente.

O município recebeu, na primeira remessa, 288 doses destinadas aos trabalhadores da área da saúde e idosos residentes de lares de longa duração. No segundo momento, foram recebidas mais 240 doses, também para imunização dos trabalhadores da área da saúde.

No terceiro momento, Tucano recebeu mais 315 vacinas, sendo 290 destinadas aos idosos e idosas com 90 anos ou mais, e 25 doses para reposição da primeira remessa, que foram dedicadas aos trabalhadores da saúde. Na quarta remessa foram recebidas mais 340 doses, que serão destinadas ao público de 80 anos ou mais, em ordem decrescente.