Tucano é destaque estadual em transparência na vacinação contra a Covid-19

A cidade de Tucano tem se destacado no cumprimento da campanha de vacinação contra a Covid-19. O recebimento da quarta remessa de imunizantes no último domingo (07), disponibilizada pelo Governo do Estado, demonstra que as estratégias adotadas pelo município para distribuição e aplicação das doses estão em alinhamento com as diretrizes estaduais e federais para vacinação.

Até o momento, foram recebidas 1.183 doses, cuja destinação para os públicos contemplados na Fase 1 do programa de vacinação tem sido feita gradativamente. Tal distribuição obedece rigorosos critérios de monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem realizado um mapeamento eficaz para entrega das doses na sede e povoados.

“Os agentes de saúde exercem um papel fundamental nessa operação, especialmente nos distritos e na zona rural. Eles fazem o registro das pessoas que integram os grupos prioritários e nós encaminhamos as equipes de vacinadores para atender esse público que não tem ampla condição de mobilidade – a exemplo dos acamados”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

Ainda de acordo com a gestora, outra estratégia praticada para atendimento em massa e viabilização das vacinas para idosos acima de 90 anos foi a realização do drive-thru, numa ação ostensiva do último final de semana (06 e 07 de fevereiro). Os pontos foram montados na sede e em Caldas do Jorro, de forma a garantir a segurança e distanciamento social necessários para o cuidado com o referido grupo. Das 290 doses destinadas à operação, 265 foram aplicadas em quatro dias.

O Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias, informou que as doses remanescentes serão remanejadas conforme andamento da campanha e necessidades que surgirem, a fim de assegurar que todos os públicos da Fase 1 sejam imunizados. “Estamos informando a população sobre todo o andamento da campanha, especialmente sobre a chegada das remessas, quantitativo das doses e das aplicações. Prezamos pela transparência em todo o processo”, afirma Dias. O município mantém em seu site uma página exclusiva para o monitoramento dos dados da Covid-19 e da vacinação na cidade.

SEM FURA-FILA

Com a intensa frequência de irregularidades na priorização de público alvo a ser vacinado em todo o país, a população tem assumido importante papel de vigília do poder público. Tucano foi alvo de uma notificação, em atenção à primeira remessa de 288 doses da vacina e aos respectivos grupos prioritários. Na ocasião, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) oficiou o município com a finalidade de receber explicações sobre a vacinação da Sra. Luciane Santos Souza, incluindo registro fotográfico captado de redes sociais, bem como solicitando informações sobre remessas recebidas e aplicadas e os documentos que comprovem a seriedade e transparência no respeito ao Plano de Vacinação do Município.

Em poucos dias, dentro do prazo estipulado pelo MP-BA, a Procuradoria Geral do Município protocolou ofício prestando as informações solicitadas, bem como explicando – e comprovando por documentações – que a Sra. Luciane é recepcionista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA / Covid-19), compondo, consequentemente, o corpo de linha de frente dos trabalhadores da saúde.