Três Anos de SAMU em Tucano: Celebrando o Compromisso com Tucano


Desde o início de suas operações há três anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Tucano tem sido um pilar essencial na resposta rápida e eficaz às emergências médicas no município.

Ao longo desses três anos de atividade, a equipe da SAMU em Tucano realizou mais de 1400 atendimentos, sendo 940 de natureza clínica e mais de 400 relacionados a traumas. Esses números não apenas refletem a relevância do trabalho realizado, mas também destacam a diversidade de situações críticas em que a equipe da SAMU tem atuado com excelência.

Embora muitas vezes associada a incidentes traumáticos, a maioria dos atendimentos realizados pela SAMU em Tucano foi de natureza clínica, incluindo assistência domiciliar e em locais públicos. Além dos atendimentos de emergência, a equipe também tem se dedicado ativamente à educação em saúde. O projeto “Samuzinho na Escola” tem levado informações vitais sobre primeiros socorros às escolas e creches locais, enquanto a participação em eventos públicos e corporativos tem permitido um alcance mais amplo da comunidade.

Além disso, a equipe tem se empenhado no aprimoramento constante de suas habilidades e conhecimentos. Foram realizados 19 treinamentos internos e 15 capacitações em primeiros socorros abertas à comunidade. Daniela Macedo, coordenadora do SAMU, ressaltou a importância desses três anos não apenas para o serviço, mas para toda a comunidade de Tucano. “Estamos comprometidos em continuar oferecendo o melhor atendimento possível, capacitando nossa equipe e mantendo nossa missão de salvar vidas em primeiro plano.”

A equipe SAMU USB – Unidade Básica de Saúde – é composta por 5 condutores socorristas e 5 técnicos em enfermagem, que se revezam em plantões de 24 horas, de domingo a domingo, garantindo que o serviço esteja disponível e pronto para responder a qualquer emergência a qualquer momento.

A base do SAMU em Tucano, localizada em Caldas do Jorro, conta com as Centrais de Regulação, profissionais, veículos de salvamento e funciona 24 horas por dia através do número 192, assegurando assim a assistência médica de qualidade para todos os munícipes, a qualquer hora do dia ou da noite.

Com três anos de dedicação e compromisso, o SAMU em Tucano não apenas salvou vidas, mas também fortaleceu os laços comunitários e promoveu uma cultura de prevenção e cuidado com a saúde em toda a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *