Plano de Segurança Integral para o Sertão Folia 2024

Na manhã desta quarta-feira, dia 13, às 9h, a Câmara de Vereadores de Tucano foi o cenário de uma reunião crucial para a preparação do Sertão Folia 2024. Representantes de diversas instituições, incluindo a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), GCM (Guarda Civil Municipal), PM (Polícia Militar), BM (Bombeiro Militar), PRF (Polícia Rodoviária Federal), CIPE-NE (Companhia Independente de Policiamento Especializado), Conselho Tutelar, líderes políticos, e secretários(as) da Prefeitura Municipal de Tucano, convergiram para apresentar e discutir o plano de segurança para a Micareta de Tucano.

A Polícia Militar se destacou ao apresentar seu planejamento operacional para o evento. Com um efetivo de mais de 100 policiais por dia, será garantida uma presença marcante de agentes de segurança. O 5° Batalhão da Polícia Militar contribuirá com 9 patrulhas, enquanto a CIPE NORDESTE fornecerá 3. Além disso, serão empregadas 4 viaturas do 5° BPM e 2 viaturas da CIPE-NE. Para garantir uma cobertura abrangente, haverá vídeo monitoramento, patrulhamento aéreo com drone, base móvel, motopatrulhamento, e um comando oficial de logística tanto nas proximidades quanto dentro da área do evento.

Um destaque importante é a implementação do reconhecimento facial, uma ferramenta que será aplicada nas revistas realizadas por todos os militares e civis presentes. Isso possibilitará a identificação de pessoas com histórico criminal. Além disso, a abordagem com os agentes de segurança contratados inibirá a entrada de armas no circuito do evento.

A Guarda Civil Municipal também contribuiu significativamente, apresentando um plano operacional detalhado. Viaturas, incluindo carros e motos, estarão estrategicamente posicionadas, e pontos de apoio dentro e fora do circuito foram identificados para assegurar a segurança e o suporte aos foliões.

A Polícia Rodoviária Federal enfatizou a importância da segurança nas estradas que cercam o município. Durante os dias do evento, três equipes estarão em ação, com reforços de toda a equipe operativa. Seu principal objetivo é garantir que os foliões cheguem e voltem para casa em segurança e com fluidez no tráfego.

Os Bombeiros Militares adotarão uma abordagem preventiva, realizando vistorias nos trios elétricos e em outros pontos de apoio dentro do circuito. Durante o evento, acompanharão os trios por todo o percurso, garantindo a segurança e tomando medidas preventivas em caso de imprevistos. Uma atenção especial foi dedicada às crianças presentes no evento, com a distribuição de pulseiras para que os pais e responsáveis possam registrar seus contatos, caso ocorra alguma situação de perda ou emergência.

A Secretária de Saúde, Denise Correia, detalhou os preparativos da área de saúde para a Micareta. Equipes médicas, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos, estarão disponíveis dentro e fora do circuito, prontos para atender qualquer eventualidade e garantir o bem-estar de todos os participantes.

O Secretário, Gustavo Freitas Oliveira, se dispôs a ajudar em quaisquer circunstâncias que toda a segurança poderá enfrentar no decorrer desta jornada.

Com essas medidas integradas e o compromisso conjunto das autoridades e instituições envolvidas, o Sertão Folia 2024 promete ser não apenas uma celebração festiva, mas também um exemplo de segurança e organização para toda a comunidade.