Secretaria de Saúde promove elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025

A Secretaria Municipal de Saúde de Tucano promove no próximo dia 19 de novembro, das 8h às 12h30, na Câmara Municipal de Vereadores, o processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde, que direciona o planejamento das políticas públicas de saúde do município para o quadriênio 2022/2025.

O processo de elaboração vai contar com a colaboração da gestão municipal, do Conselho Municipal de Saúde, além das importantes participações dos servidores do setor, para identificar os principais desafios que visam melhorar os serviços de saúde, sobretudo traçar diretrizes, metas e indicadores que serão desenvolvidos pela atual gestão.

“O Plano Municipal de Saúde é um instrumento municipal de planejamento do SUS que deve expressar as intenções da gestão municipal e a construção se dá através de participação popular, porque são as contribuições da população, dos usuários do Sistema Único de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, que tornarão as políticas e as ações de saúde para os próximos quatro anos”, ressaltou a Secretária de Saúde, Denise Correia.

A responsável pela pasta explicou ainda que, na segunda etapa, será aplicada uma oficina para apresentação da situação da saúde do município.

“Traremos dados demográficos, epidemiológicos e de rede de atenção à saúde, numa série histórica, também dos quatro últimos anos, para que os participantes possam analisar e trazer propostas de ações para a secretaria”, pontuou.

“A terceira etapa acontecerá depois do documento construído, em uma reunião ampliada do Conselho, onde estaremos apresentando todo o plano com as ações e com as diretrizes e objetivos, que será realizada em dezembro”, revelou.

A ação vai contar com oficinas presenciais, com a garantia do cumprimento dos protocolos de segurança contra a Covid-19.