Tucano apresenta seu Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS


Foi apresentada, na tarde da terça-feira (12), em Caldas do Jorro, durante a reunião da Câmara Técnica Caminhos do Sertão, a conclusão do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS de Tucano, construído em parceria com o Sebrae/BA, sob consultoria da empresa Girus Soluções em Turismo.

O PDITS é um importante passo para fomentar alavancar desenvolvimento das atividades das atividades turísticas do município. Estiveram presentes, representando o prefeito Ricardo Maia, o Secretário de Comunicação, Thiago Nascimento; a Assessora Técnica da Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia, Luciana Lavigne; o presidente da Câmara Técnica da Zona Turística Caminhos do Sertão, Getúlio Andrade; dirigentes do Sebrae e Senac, gestores, empresários do setor, bem como convidados dos municípios de Banzaê, Cipó, Paripiranga, Ribeira do Pombal, Feira de Santana e Ouriçangas.

Getúlio Andrade destacou o impacto do PDTIS na construção das políticas públicas da gestão voltadas para o segmento turístico.

“Este documento é de extrema importância, porque vai balizar o turismo do município, norteando as políticas públicas da gestão, e das gestões futuras. Na construção deste planejamento, vários segmentos da comunidade local são consultados, realizando um levantamento dos equipamentos que a cidade dispõe. O PDTIS impacta diretamente na economia local, principalmente, nas atividades relacionadas ao turismo, como artesanato, farmácia, hotéis e restaurantes, bem como interferindo e ampliando serviços públicos, como sistema de transporte e coleta de lixo”, destacou.

Getúlio disse ainda que Tucano teve uma “percepção importante, a partir do momento que buscou o apoio do Sebrae para a elaboração do documento, promovendo a integração com outros municípios”.

O consultor da empresa Girus, Gustavo Alpoim, explicou sobre a metodologia desenvolvida e patenteada utilizada na elaboração das 42 ações, divididas em 10 estratégias, inseridas no plano, em consonância com os anseios da comunidade.

“Fizemos, primeiramente, o diagnóstico da oferta turística, depois analisamos os atrativos, a infraestrutura e o fortalecimento institucional, que dão suporte ao turismo. Depois validamos as ofertas com a realização de oficinas e a entrega do estudo preliminar, com a construção da missão e visão do turismo local, chegando a entrega do plano pronto com estratégia e ações dentro de várias áreas para o fortalecimento do turismo”, explicou.

Emprego e Renda

O Analista de Relacionamento do Senac/BA, Felipe Couto, ressaltou que o Plano de Desenvolvimento facilita a formação de parcerias para implementar cursos de requalificação gerando emprego e renda no pólo turístico.

“Com as diretrizes formadas neste plano, para melhorar o turismo da região, a gestão sabe onde agir, os empresários se posicionam para um novo cenário e o Senac pode contribuir nesse processo, ofertando os cursos voltados para bares e restaurantes, qualificando a mão de obra local, principalmente, na valorização da gastronomia da região”, ressaltou.

Reconhecimento

A Assessora Técnica da Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia, Luciana Lavigne, reconheceu a importância de o município de Tucano sair na frente na elaboração do Plano de Desenvolvimento.

“Enquanto Secretaria de Turismo, a gente entende a importância do planejamento turístico, principalmente após a pandemia, como um planejamento sustentável, alavancando o aumento da visitação e Tucano saiu na frente dentro da região”, disse.

Luciana ressaltou ainda que a elaboração do PDITS é “uma luta do Estado para os municípios entenderem o quanto é importante planejar”.

Desenvolvimento

O Secretário de Comunicação, Thiago Nascimento, comemorou a entrega do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável.

“O PDITS é a culminância de um trabalho complexo e minucioso, iniciado a partir da necessidade de estruturar as atividades turísticas do município. Temos um potencial ainda subexplorado que pode trazer fundamentais e transformadoras melhorias para Tucano e este é um importante passo dado pela gestão prefeito Ricardo Maia”, afirmou.

O prefeito de Tucano, Ricardo Maia, disse que a partir da entrega do PDITS, a gestão terá como viabilizar o investimento mais seguro e transparente na execução das ações propostas, alavancando a economia do município, gerando emprego e renda.

Ausente por conta de uma reunião com o governador Rui Costa, em Salvador, Ricardo comentou sobre essa importante entrega.

“O potencial turístico de Tucano é maravilhoso. Com a conclusão do PDITS, teremos um norte para aplicar recursos no segmento turístico, gerando mais empregos, alavancando a nossa economia. Agradeço pela consistente parceria do Sebrae e da Girus, que fortalecerá todo o trade turístico”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *