Grupo de 30 atletas tucanenses participará de campeonato de Jiu-Jitsu em Porto Seguro

Um grupo de 30 atletas tucanenses irá, no próximo mês, para Porto Seguro em busca de vitórias no Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu. A prefeitura municipal está apoiando a participação da equipe na competição – que reunirá atletas e público de todo o Brasil e acontecerá no dia 12 de setembro.

“É gratificante poder levar nossos atletas para diversos campeonatos. O jiu-jitsu de Tucano é muito forte e permite que os lutadores vivam experiências que, muitas vezes, nem pensaram que poderiam viver”, diz o professor e fundador do projeto social Regue – Resgate de Guerreiros, Luciano Teles. De acordo com Luciano, a equipe conta com homens e mulheres entre 16 e 40 anos.

Salomão Santiago (32) é professor e faz parte do grupo. Lutando jiu-jitsu há apenas um mês, ele conta que está empolgado para viajar. “É uma oportunidade única de aprendizado. Vamos conhecer uma cidade histórica, novas pessoas e novas culturas. O jiu-jitsu nos faz conhecer nossos limites, melhorar nossa saúde e nos renovar. Competir reúne tudo isso e será muito bom estar com pessoas que estarão se apoiando” diz ele.

A cabeleireira Marcela Souza (32) já está em contato com esporte há quatro anos e também tem grandes expectativas quanto à disputa dessa e de outras competições. “Outros atletas tucanenses já lutaram fora do país e isso é incrível. O jiu-jitsu tem o poder de transformar sonhos em realidade”, enfatiza.

“Incentivar o desenvolvimento dos atletas tucanenses é permitir que novas oportunidades surjam. O esporte transforma vidas, educa e disciplina. A gestão municipal valoriza isso e tem trabalhado para apoiar projetos e iniciativas voltadas às atividades desportivas para a população” afirma o prefeito de Tucano, Ricardo Maia Filho.

Vale relembrar que o gestor, durante a Agenda Positiva 200+, entregou o Ginásio José Alves de Farias, em Caldas do Jorro, totalmente reformado. Além disso, ordens de licitação foram assinadas para construção de mais cinco quadras poliesportivas pelo município.

Outras modalidades

Tucano também tem sido representada em outras modalidades. No último dia 21, o arte-educador Fábio Freitas participou do Festival Oxente de Pole Dance, em Salvador. Já no futebol, quatro jovens entre 16 e 19 anos passaram nos testes para o time Atlético de Alagoinhas e disputaram, em junho, o Campeonato Baiano Sub 20.