Eventos da área de Educação marcam início da semana em Tucano

Dois eventos com foco educacional foram realizados, ontem (08), aqui no município. Pela manhã, na escola Zélia de Brito, ocorreu a abertura dos cursos profissionalizantes do programa Elevar – uma iniciativa da empresa Elecnor Brasil, apoiada pela Prefeitura de Tucano e pelo Senai. O encontro reuniu cerca de 50 alunos, já dando início ao primeiro dia de aula.

Na ocasião, estiveram presentes a Secretária de Educação, Gerusa Araújo, o Secretário de Comunicação, Thiago Nascimento, o coordenador operacional do programa Elevar, Alex Freire, além do engenheiro e gerente do parque eólico Elecnor Tucano, Álvaro Tolentino, e do representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Senai de Feira de Santana, Gildo Carvalho.

“A gestão valoriza muito a educação, pois entende que ela é o grande caminho para a transformação e vamos sempre buscar novas parcerias para capacitar e qualificar mais pessoas para o mercado de trabalho”, afirmou Thiago Nascimento durante a abertura do evento, representando o prefeito Ricardo Maia Filho.

Alex Freire sinalizou que o grupo Elecnor realiza a formação de profissionais com o intuito de compor a força de trabalho na construção de complexos eólicos em vários lugares do mundo, além da própria Espanha, país sede do grupo. “A formação ofertada é construída a partir das reais necessidades das indústrias de energia eólica em todo o mundo. Além disso, os alunos poderão compor o quadro de funcionários efetivos da empresa”, informou.

Gildo Carvalho complementou com00 informações sobre o desenvolvimento das aulas durante o período. “Estamos trazendo instrutores de referência das principais áreas de conhecimento dos cursos ofertados. Como buscamos a excelência na formação dos profissionais, será implementada a atmosfera de uma indústria durante as aulas, desde o fardamento ao conteúdo prático a ser trabalhado ao longo dos cursos”, revelou.

Jornada Pedagógica

Em simultâneo, aconteceu o encontro de gestores e coordenadores pedagógicos, referente à preparação para início do ano letivo de 2021 em Tucano. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, no auditório da faculdade Ages, e reuniu em torno de 80 convidados.

Gerusa Araújo, que compareceu aos dois eventos, celebrou a realização dos dois eventos. “Foi um dia marcante para Tucano, sem dúvidas. Em relação aos cursos profissionalizantes, enxergo a iniciativa como uma grande oportunidade de qualificação. Já a Jornada Pedagógica é um cuidado e uma missão que temos com o futuro das nossas crianças e jovens. Tudo começa pela educação”, afirmou a gestora.