Cursos gratuitos: Prefeitura de Tucano apoia programa de capacitação profissional em parceria com Senai e Elecnor

Diferentes cursos profissionalizantes serão oferecidos gratuitamente em Tucano a partir da próxima segunda-feira (08). As inscrições não têm custo e acontecem somente amanhã (05), na escola Zélia de Brito, das 08h às 12h e das 14h às 18h. A iniciativa faz parte do programa Elecnor de Validação, Aprendizagem e Reciclagem (Elevar) e está sendo apoiada pela Prefeitura, em parceria com o Senai.

Há vagas para cursos nas funções de armador de ferragem, carpinteiro de obras, pedreiro polivalente, auxiliar administrativo, eletricista de ligação e corte, de comandos elétricos e soldador por eletrodo revestido de estruturas e tubulações, além de capacitação em Excel básico. Para ingressar nas turmas é necessário ter mais de 18 anos e atender aos requisitos exigidos pela Elecnor Brasil – empresa responsável pelo programa.

Os cursos contam com carga horária de 80 a 160 horas. A abertura será na próxima segunda-feira (08), também na escola Zélia de Brito, e contará com a presença do prefeito da cidade, Ricardo Maia Filho, da Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo, bem como representantes do Senai, da Elecnor Brasil e demais autoridades.

“Trata-se de uma grande oportunidade de profissionalização. Os melhores alunos têm a chance de ingressar no quadro efetivo da empresa”, explicou Alex Freire, Coordenador Operacional da Elecnor Brasil.

Para a titular da pasta de Educação do município, tais cursos fazem muita diferença no mercado de trabalho. “A educação sempre será um caminho para transformar vidas. Por aqui, não mediremos esforços para atrair e gerar ações de destaque como essa”, afirmou Gerusa Araújo.

O Secretário de Ação e Desenvolvimento Social, Wlisses Miranda também elogiou a iniciativa. “Temos uma população muito esforçada que anseia por oportunidades para crescer na vida. Ficamos felizes por essa parceria que impulsiona o crescimento profissional e pessoal do nosso povo”, disse.

Os cursos que serão oferecidos visam suprir a futura demanda de mão de obra qualificada com a instalação das torres para produção de energia eólica no município.