Dia Mundial do Turismo: Conheça as ações realizadas em Tucano para fortalecimento do setor

Tucano tem realizado diversos estudos e projetos para fomentar o setor turístico local. Fortalecer a economia, gerar emprego e renda, e ampliar a divulgação das belezas naturais presentes no município são alguns dos objetivos vislumbrados pelas ações que já estão em andamento por parte da gestão.

Entre os passos que já foram dados até o momento, estão a requalificação e manutenção dos espaços públicos. Durante a Agenda Positiva 200+, os novos banheiros públicos de Caldas do Jorro foram inaugurados, bem como mais ruas começaram a ser calçadas. Além disso, a recuperação de praças e melhorias em diversos pontos de iluminação também vêm sendo realizadas desde o início do ano. Todas essas ações estão atreladas à valorização turística da cidade – que tem as águas quentes como grandes atrativos.

“Além das águas termais de Caldas do Jorro e Jorrinho, temos um potencial enorme no ecoturismo. Tucano conta com o Marizá, a Cachoeira do Inferno, o Buraco do Vento, o Pico do Pai Miguel, entre outros pontos que, se explorados da forma correta, poderão contribuir significativamente para o desenvolvimento da cidade. Estamos mapeando todas essas áreas para, então, executar estratégias responsáveis com a natureza” afirma o Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento.

O gestor relembra que, em agosto, uma reunião com representantes do trade turístico do município foi realizada. Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico do setor realizado pela Girus – Soluções em Turismo, uma consultoria credenciada ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O momento foi importante para que todo o segmento compreenda em que estágio estamos e, a partir daí, possa contribuir para alavancar e qualificar a oferta de serviços para os visitantes. Essa parceria entre gestão, comunidade e iniciativa privada é fundamental na estruturação das estratégias que desenharemos e executaremos ao longo dos próximos meses”, diz Thiago Nascimento.

Couro

O trabalho com o couro também é uma significativa área do trade turístico tucanense com potencial de desenvolvimento. Com uma forte base no distrito do Tracupá, ações para que a produção e venda dos artigos sejam alavancadas já tem sido pensadas pelo departamento de Desenvolvimento Econômico – também vinculado ao viés turístico.

Estudos, projeções e pesquisas também têm sido promovidas pela gestão municipal em parceria com o Sebrae. “A intenção é garantir uma maior presença do ramo de couro tucanense no cenário nacional, considerando o médio prazo. Trata-se de um setor que movimenta o comércio, atrai visitantes e injeta mais recursos em nossa economia” afirma o Diretor Municipal de Turismo, Edson Melo.

Cultura e Eventos

Com o retorno gradativo dos eventos, a tendência é que turistas também venham ao município com este foco. Segundo o Diretor Municipal de Cultura, Rodrigo Ribeiro Liss, ainda não há um calendário estabelecido para futuras celebrações, mas projetos já estão delineados para retomar esse forte campo.

De acordo com ele, Tucano possui um histórico tradicional de festas que, à medida em que as condições de saúde pública e os decretos referentes ao combate à pandemia permitirem, voltará a ser realizado e irá impulsionar a circulação de pessoas na cidade .

“Já temos dado alguns passos em direção à retomada dos eventos, seguindo as determinações exigidas pelos decretos. Além de pensar nas festas tradicionais, também estamos propondo outras oportunidades à população – o que futuramente também poderá se tornar um atrativo turístico do nosso município. Recentemente, realizamos a primeira edição da Jornada Cultural, um projeto totalmente inovador, e que inaugurou esse retorno de atos com público presencial”, diz o diretor.