A saúde da população é um assunto que sempre deve ser tratado com prioridade. A vida é o bem mais precioso que possuímos e devemos cuidar dela com responsabilidade e zelo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu a data de hoje, 07 de abril, como Dia Mundial da Saúde – momento para reforçar a importância em se ter uma boa qualidade de vida.

Em Tucano, a prática de exercícios físicos, por exemplo, faz parte do dia a dia de muitos moradores. Pessoas praticam caminhadas, andam de bicicleta, frequentam academias, entre outras modalidades. Além da atenção para uma rotina saudável, a chegada da pandemia provocada pelo Coronavírus pode ter potencializado a preocupação para um sistema imunológico mais preparado para enfrentar um inimigo imprevisível.

“A prática regular do exercício físico atua como um modulador do sistema imune, de forma a estruturar progressivamente a resposta fisiológica à minimização do dano. Durante a atividade física, uma série de citocinas pró e anti-inflamatórias são liberadas. Tais efeitos levam ao melhor controle da resposta inflamatória, reduzem os hormônios do estresse e resultam em menor incidência ou intensidade de sintomas e de mortalidade de infecções virais, especialmente as respiratórias”, afirma o Márcio Santos, diretor médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Caldas do Jorro.

O primeiro caso da Covid-19 no município foi confirmado no dia 05 de maio de 2020. Desde o início da pandemia, até o momento, 30 pessoas foram vítimas fatais das complicações causadas pela doença e cerca de 1.600 casos foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde. Diariamente, o número das ocorrências é atualizado e divulgado à população, que tem acompanhado as medidas restritivas adotadas pela prefeitura para tentar frear a disseminação do vírus.

Entre as ações estabelecidas desde março do ano passado, estiveram a implantação de barreiras sanitárias para aferição da temperatura corporal e controle de entrada das pessoas no município, lockdown (fechamento total dos estabelecimentos comerciais) e a suspensão de eventos que geram aglomeração. Atualmente, os eventos seguem suspensos e outras ações estão em vigência, tais como o toque de recolher, a adequação do horário de atendimento presencial de bares e restaurantes, a proibição da venda de bebidas alcoólicas e dos banhos públicos nas praças de Caldas do Jorro e Jorrinho nos fins de semana. O uso da máscara e o distanciamento social também seguem indispensáveis.

“Em todo o Estado, houve uma piora no cenário da pandemia, o que levou o Governo Estadual a implantar medidas mais rígidas na tentativa de controlar a doença. Tucano acompanhou tais medidas porque também atingimos números alarmantes de casos, tanto na sede como em diversos distritos. Continuamos acompanhando o comportamento do vírus e adequando às medidas conforme os resultados são apresentados, sempre priorizando a saúde e a vida do nosso povo”, afirma o prefeito, Ricardo Maia Filho.

Vacinação: Um reforço na luta contra o vírus

Por meses, a população em todo o mundo aguardou apreensiva a produção de vacinas que oportunizassem maior segurança e força na batalha contra a pandemia. Antes do esperado, Tucano começou a receber doses dos imunizantes, iniciando a campanha de vacinação em janeiro deste ano. Gradativamente, o município tem recebido remessas e ampliando o alcance da imunização, o que traz esperança e confiança de que, em breve, as rotinas voltarão à normalidade.

A Secretaria Municipal de Saúde tem se dedicado em cumprir os prazos e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado da Bahia, a fim de garantir a continuidade na disponibilização das vacinas. De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura, o município recebeu, até então, 8.716 doses de vacinas entre CoronaVac e AstraZeneca. No total, já foram aplicadas 7.631 entre primeiras e segundas doses.

“Nosso programa de vacinação segue o plano do Ministério da Saúde e as recomendações do Governo do Estado. Somente assim, as doses são encaminhadas para nós. 100% da nossa equipe da linha de frente já está imunizada contra a Covid-19 e esperamos que, em breve, todos os tucanenses também estejam. Sabemos o quanto isso é importante e não vamos descansar enquanto não eliminarmos esse vírus das nossas vidas”, diz a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

Outra importante medida tomada pelo município foi a adesão ao Consórcio Público para compra de vacinas. O município manifestou, de forma oficial, o interesse na aquisição de doses do Instituto Butantan financiadas com recursos próprios, caso o plano de vacinação nacional não consiga suprir a demanda dos estados e cidades. Para além disso, estão sendo adquiridos equipamentos para ampliar as condições de atendimento da UPA Covid-19, em Caldas do Jorro, para os casos mais graves da doença que necessitam da utilização de equipamentos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), como respiradores e monitores.

“Os trabalhadores da área de saúde são verdadeiros heróis e merecem toda a nossa admiração e respeito. Sei que não está sendo fácil para ninguém, mas imagine quem está todos os dias lidando com pessoas contaminadas com esse vírus terrível. Reconhecemos os esforços e a dedicação de toda a equipe que está atuando nas UPAs, Unidades Básicas de Saúde, hospitais e demais unidades”, enaltece Denise Correia.

Atendimento e monitoramento

Tucano possui 17 UBSs em pleno funcionamento ao longo da sede e da zona rural. Há também o Hospital Mariana Penedo, o posto de saúde Dr. Osvaldo Assumpção, entre outros pontos. A principal unidade de atendimento aos casos da Covid-19 é a UPA especializada em Caldas do Jorro – que a partir deste mês será autossuficiente em produção de oxigênio para os pacientes internados.

“Todos os pacientes que precisarem de oxigênio, receberão de forma segura e contínua, promovendo, assim, maior conforto nos tratamentos. Outra novidade em relação à saúde dos tucanenses, especialmente sobre a pandemia, é que ainda neste mês implantaremos o Centro de Triagem Covid-19 na sede. Com isso, vamos desafogar os atendimentos ambulatoriais da UPA de Caldas do Jorro, para que a unidade realize apenas atendimentos de média e alta complexidade”, adianta o Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias.

Segundo o gestor, como parte das estratégias para conter o avanço da doença no município, as equipes de saúde estão realizando intenso monitoramento, acompanhando os casos ativos no município. “Vamos lutar com todos os artifícios, com todas as armas para que possamos vencer essa pandemia e retomar as nossas atividades normais”, ressalta.

“Não vamos poupar esforços para que a saúde de Tucano seja cuidada e oferecida com responsabilidade e qualidade. Entre as diversas ações, sejam relacionadas à pandemia ou não, estamos sempre observando em que podemos melhorar e como ampliar os serviços à população. A inauguração da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um dos reflexos desse compromisso da gestão”, pontua o vice-prefeito da cidade, Robson Ferreira.

Comentários está desativados.