Combate à pandemia: Tucano terá toque de recolher a partir de 19 de fevereiro

Tucano está na lista de municípios baianos que deverão aderir ao toque de recolher no período de 19 a 25 de fevereiro. A medida, que visa frear a disseminação da Covid-19, foi instituída pelo Governo do Estado da Bahia por meio do Decreto nº 20.233/21, publicado hoje (17), no Diário Oficial.

O decreto foi estabelecido tendo em vista que a situação atual com registros crescentes da doença em todo o estado demanda o emprego urgente de mais medidas de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública.

Entre as determinações do documento, está vedada a circulação e permanência de qualquer pessoa em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 22h às 05h. A únicas exceções permitidas são para:
• ida a serviços de saúde;
• ida à farmácia para compra de medicamentos;
• situações em que fique comprovada a urgência;
• servidores, funcionários e colaboradores que estejam trabalhando em unidades públicas ou privadas de saúde e de segurança;

Em tempo, o decreto autoriza, durante os horários de restrição, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e centros de distribuição, bem como o deslocamento dos respectivos trabalhadores e colaboradores.

Ação

No último domingo (14), a prefeitura de Tucano, em parceria com a Guarda Municipal e agentes da Vigilância Sanitária, realizou uma ação para dissipar aglomerações que estavam ocorrendo em Caldas do Jorro.

No ato, a festa que ocorria na praça principal do distrito foi interrompida. Houve também a autuação de um estabelecimento que não estava aderente às novas regras de funcionamento dispostas no Decreto Municipal publicado no dia 08/02/2021. Apesar da autuação, o decreto foi respeitado em quase totalidade dos estabelecimentos. No entanto, a formação da aglomeração se deu nas ruas, com notória irrelevância dada pelas pessoas presentes ao crítico momento global.

“A responsabilidade com a saúde dos tucanenses é coletiva. A prefeitura está instituindo decretos e fiscalizando para que as medidas de combate à pandemia sejam cumpridas. No entanto, a população também deve fazer a sua parte. Só assim venceremos, juntos, a pandemia”, ressalta o prefeito Ricardo Maia Filho.