Coleta seletiva: Prefeitura avança em projeto para implantação do sistema em Tucano

Pensando em benefícios para a população e para o meio ambiente, a Prefeitura de Tucano está trabalhando em um projeto para implementar, de forma experimental, a coleta seletiva de lixo no município. De acordo com o projeto, a previsão é que o sistema comece a operar ainda este ano, atuando em um primeiro momento na sede e em Caldas do Jorro.

O objetivo é evitar que os materiais recicláveis – papel, plástico, vidro e metal – sejam misturados ao lixo orgânico. Com a separação e destinação correta, os recicláveis poderão ser reaproveitados e transformados em novos produtos.

Segundo o projeto da prefeitura, serão instalados, inicialmente, 16 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) – locais onde a população poderá levar os recicláveis. Estão previstos 12 pontos na sede e 04 pontos em Caldas do jorro, inclusive em alguns prédios públicos.

“Esse sistema tem tudo para dar certo. Com a colaboração da população vamos, aos poucos, instalar mais pontos de coleta, principalmente nos bairros. A coleta seletiva contribui para o trabalho dos catadores de recicláveis, além de oferecer um cuidado maior com o meio ambiente”, afirma o prefeito de Tucano, Ricardo Maia Filho.

Ainda segundo o gestor, o município está levantando orçamentos para a aquisição das lixeiras específicas para a coleta e, futuramente, os funcionários do setor de limpeza passarão por um treinamento para esclarecer como funcionarão todos os novos procedimentos.

Benefícios e conscientização

“A gestão tem mostrado que se preocupa com as questões ambientais, mas a participação popular é fundamental para que consigamos ampliar o alcance do sistema”, pontua o Diretor Municipal do Meio Ambiente, Aguinaldo Bitencourt. Com vistas a esse ponto, o diretor reforça que haverá divulgação massiva dos horários e pontos da coleta seletiva, bem como estratégias com objetivo de manter a população engajada com a iniciativa.

Um dos benefícios proporcionados pelo sistema é o aumento da vida útil do espaço onde o lixo é descartado. Aqui em Tucano, o terreno é grande, mas caso não sejam adotadas medidas de manutenção e cuidado, a área poderá ficar comprometida.

Além disso, essa modalidade de coleta do lixo promove maior educação e senso de responsabilidade ambiental, colabora com o meio ambiente e também gera renda para os catadores de recicláveis.