Tucano recebe vacinas para trabalhadores de saúde nesta segunda-feira (25)

A segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou em Tucano na manhã de hoje (25). 240 novas doses serão destinadas exclusivamente aos trabalhadores de saúde ativos, conforme as orientações do Governo do Estado.

Terão prioridade os funcionários da UPA Covid-19 em Caldas do Jorro (por se tratar de uma unidade regional específica de tratamento da doença). Posteriormente, serão vacinados os trabalhadores de hospitais, dos postos de saúde e funcionários que realizam o exame para identificação do Coronavírus em laboratórios.

“Estamos seguindo as diretrizes estaduais e federais para que a campanha de vacinação aconteça sem problemas. Seguiremos trabalhando para que as vacinas cheguem a toda população”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

No município, a vacinação está sendo realizada no PSF Padre José Gumercindo (anexo ao Centro de Saúde Dr. Oswaldo Assumpção), na sede, e na Unidade Básica de Saúde Pedro Vicente Freire, em Caldas do Jorro.

Diferença

O lote de vacinas recebido hoje é diferente daquele que chegou no dia 19 de janeiro, para a primeira etapa de vacinação. De acordo com a titular da pasta de saúde, o primeiro lote foi referente à Coronavac e o novo lote é da vacina produzida pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneca.

“É importante esclarecer que as pessoas que tomaram a primeira dose da Coronavac somente cumprirão o ciclo de imunização quando as segundas doses da própria Coronavac chegarem ao município. Em nenhuma hipótese vacinas diferentes serão aplicadas em uma mesma pessoa”, alertou Denise Correia.

A remessa com as segundas doses da Coronavac ainda não tem data definida para chegada, mas estão garantidas pelo Ministério da Saúde.

O tempo entre a primeira e a segunda dose das vacinas também é diferente. As pessoas que tomaram a primeira dose da Coronavac devem receber a segunda dose após quatro semanas. Já a vacina da Universidade de Oxford conta com um período de doze semanas para aplicação da segunda dose.