Tucano recebe 1.120 doses da vacina AstraZeneca e continua campanha de imunização


Mais vacinas contra a Covid-19 chegaram em Tucano, hoje (27). Um lote com 1.120 doses da AstraZeneca permitirá a continuidade da campanha de vacinação e seguirá atendendo o público com idade a partir de 59 anos.

Além da faixa etária mencionada, também serão contempladas por essa remessa pessoas com comorbidades a partir de 30 anos, mediante apresentação de receitas ou relatórios médicos; pessoas com deficiência permanente, com comprovação, a partir de 18 anos; mulheres com comorbidades que realizaram parto em até 45 dias, a partir de 18 anos; lactantes sem comorbidades – com 40 anos ou mais – que estejam entre o 2º e 12º mês de pós-parto.

A vacinação acontecerá amanhã (28), no posto de saúde Dr. Oswaldo Assumpção, na sede, e no Centro de Saúde em Caldas do Jorro e nos Postos de Saúde da Família (PSFs) da zona rural. O horário de atendimento será das 8h às 17h.

Vale lembrar que, para garantir a aplicação da dose, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, carteirinha de vacinação e os comprovantes mencionados para determinados públicos alvos.

E o que são comorbidades?

Comorbidades são condições de saúde que possam agravar o quadro de outras doenças. Elas podem ser presentes em pessoas de qualquer idade, tornando-as grupo de risco em situações como a campanha de vacinação contra a Covid-19, por exemplo.

São consideradas comorbidades: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de Down e cirrose hepática.

Atualizado em: 28 de junho de 2021.

Comentários está desativados.