Tucano reajusta medidas adotadas contra a Covid-19 acompanhando novo decreto estadual

As medidas restritivas em Tucano serão ajustadas, nesta semana, levando em consideração a atualização do Decreto Estadual nº 20.260, além do alto índice de contágio da Covid-19 no município. A prefeitura publicou, hoje (03), um novo decreto (nº 132/2021) que adequa as ações adotadas no município para combate à disseminação do novo Coronavírus. Entre as determinações do decreto, estão a mudança do dia da feira livre, as restrições de circulação noturna, as orientações de funcionamento dos serviços não essenciais, entre outras definições.

De acordo com o documento, entre as 18h do dia 05 de março (sexta-feira) e as 05h do dia 08 de março (segunda-feira), está suspenso o funcionamento dos serviços não essenciais. Apenas serviços essenciais poderão manter as atividades. Nesse período, restaurantes, bares e congêneres só poderão operar de portas fechadas, como delivery, até as 00h. Além disso, a venda de bebidas alcoólicas está proibida – inclusive na modalidade de entrega em domicílio.

Em se tratando da feira livre, segue autorizada apenas a comercialização de alimentos. Na sede, a feira acontecerá às sextas-feiras, a partir do dia 05 de março. Já em Caldas do Jorro, a feira acontecerá às segundas-feiras, a partir do dia 08 deste mês. A realização da feira em outros dias da semana está proibida.

Toque de recolher e prática de esportes

O Decreto Municipal nº 132/2021 também traz novas diretrizes sobre o toque de recolher, acompanhando as determinações estaduais. Entre 20h e 05h, a circulação ou permanência de pessoas está proibida em locais e vias públicas. A medida seguirá em vigor até o dia 1º de abril.

O documento dispõe, ainda, sobre a prática de musculação nas academias. Estas estão autorizadas, desde que seguidas todas as obrigações dispostas no decreto. Atos religiosos litúrgicos também poderão ocorrer respeitando os protocolos sanitários estabelecidos.

Banhos públicos

As praças de Caldas do Jorro e Jorrinho permanecem fechadas para banho até o dia 08 de março. A fiscalização será realizada pela Vigilância Sanitária, pelo Setor de Tributos e pela Guarda Municipal, com eventual apoio da Polícia Militar, se necessário, para cumprimento de todas as normas estabelecidas.