Tucano promove capacitação e apoio à eleição de 1ª Associação de Recicladores Municipais

Atenta as demandas dos recicladores do município, a prefeitura de Tucano em parceria com o Sebrae realizou a capacitação dos catadores locais, além de apoiar a eleição para presidente, vice e conselheiros fiscais da primeira Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Tucano, na sexta-feira (1º).

O encontro integra a etapa final das iniciativas adotadas pela gestão municipal através da Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos para acolher e profissionalizar os catadores de Tucano. Desde fevereiro, a prefeitura tomou a iniciativa de conhecer a realidade de trabalho, o contexto social, imergindo nas necessidades dos recicladores locais. Após o avanço no entendimento do cenário, o Sebrae ministrou os cursos de capacitação para os trabalhadores de reciclagem. Ao final, a prefeitura continuou com o suporte para formalização de associação de catadores.

Na avaliação do Diretor Municipal de Meio Ambiente, Aguinaldo Bitencourt, as capacitações dos trabalhadores geraram uma oportunidade de organização aos recicladores. “Encontramos um grupo dividido. Sem esperança e desacreditados do poder público. O prefeito Ricardo Maia foi pessoalmente ao lixão. Nós entregamos os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individuais) aos trabalhadores e conversamos sobre o processo de capacitação. Foi aí que a transformação começou. Um grupo que iniciou com 15 pessoas terminou com 30 ao final do curso, com uma plena consciência da importância de cada um deles. O objetivo da prefeitura é modernizar o modo de trabalho dos catadores com maquinário e aperfeiçoamento das técnicas de trabalho dos nossos recicladores”, afirmou.

Ao final do encontro, Gemário Silva, 41 anos, foi eleito presidente da Associação de Catadores e Catadoras de Tucano e Vanuza Almeida, 40 anos, foi eleita como uma das representantes do conselho fiscal.

Gemário destacou a união entre o poder público e os catadores para melhorar as condições de trabalho dos catadores. “O intuito é a associação crescer com a união de todos os catadores de Tucano. Eu aprendi que podemos conquistar melhores condições de trabalho para todos nós. Com apoio e união, o trabalho ficará menos desgastante e mais respeitoso para nós, recicladores”, disse.

Estiveram na mesa do encontro, o Secretário de Governo, Ronaldo Moura; Secretário de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Romilson Oliveira; Diretor Municipal de Meio Ambiente, Aguinaldo Bitencourt; representando a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Stephanie Dantas; consultor do Sebrae, Carlos Melo Filho; além dos vereadores Paulo do Tonhé e Deoclécio.