Tucano dá início à primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza H1N1

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza H1N1 já começou em Tucano. Até o dia 10 de maio, os grupos contemplados deverão comparecer, das 7h30 às 16h, nos Centros de Saúde ou em qualquer Posto de Saúde da Família (PSF) do município para tomar o imunizante, aplicado em dose única.

Nesse momento, poderão tomar a vacina as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e profissionais de saúde. Posteriormente, a campanha será ampliada, abrangendo outros públicos. Vale lembrar que, para recebimento da dose, é necessário apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

“Estamos com a campanha de vacinação contra a Covid-19 em andamento, mas existem outras doenças que também precisam ser combatidas. Estamos atentos a todas as ações necessárias para cuidar e proteger a nossa população”, afirma a Secretária Municipal da Saúde, Denise Correia.

A Influenza H1N1 é provocada por um vírus que possui segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína. Os principais sintomas são febre alta e repentina, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e dor nas articulações.