Servidores de RH da prefeitura de Tucano passam por treinamento para adesão ao sistema eSocial


Buscando acompanhar as atualizações dos processos internos da área de Recursos Humanos (RH), os profissionais do setor da Prefeitura de Tucano estão participando de um treinamento sobre o eSocial. O sistema reúne informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias dos servidores públicos da prefeitura e também de prestadores de serviço da gestão, buscando facilitar a administração de dados e promover maior segurança aos procedimentos administrativos do setor.

“O eSocial vem para mudar a cultura de trabalho dos profissionais de RH e modernizar os métodos de envio das diversas documentações referentes às relações de trabalho. O sistema promove maior transparência no repasse dessas informações ao Governo Federal e se aplica tanto à iniciativa privada, quanto ao serviço público”, explica o contador e especialista no sistema Heleno Rocha, instrutor do treinamento.

De acordo com ele, qualquer Pessoa Física que se vincule à prefeitura para prestação de serviço – incluindo os profissionais efetivos – deverá ter os dados registrados no sistema, a fim de fortalecer a lisura da relação trabalhista e facilitar o acesso à informações por parte do trabalhador.

“Com o eSocial, as pessoas poderão, de maneira mais simples e tecnológica, verificar situações relativas ao PIS/PASEP, FGTS, entre outros. É mais uma forma de reafirmar os direitos da Pessoa Física”, pontua Heleno Rocha.

Capacitação

O eSocial começará a ser operacionalizado no dia 21 deste mês e será realizado em etapas, até que todo o sistema esteja parametrizado em julho de 2022. Para garantir a execução correta de todos os processos, o treinamento da equipe de RH contemplará aspectos técnicos, conceituais e legislativos do sistema.

“Esse primeiro momento de capacitação está sendo proveitoso e importante para que estejamos de acordo com todas as determinações do Governo Federal. Os servidores, em geral, só terão a se beneficiar com as novas rotinas operacionais do RH, uma vez que, futuramente, terão a possibilidade de consultar suas informações trabalhistas pela internet”, afirma o Secretário Municipal de Administração e Finanças.

Comentários está desativados.