Buscando acompanhar as atualizações dos processos internos da área de Recursos Humanos (RH), os profissionais do setor da Prefeitura de Tucano estão participando de um treinamento sobre o eSocial. O sistema reúne informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias dos servidores públicos da prefeitura e também de prestadores de serviço da gestão, buscando facilitar a administração de dados e promover maior segurança aos procedimentos administrativos do setor.

“O eSocial vem para mudar a cultura de trabalho dos profissionais de RH e modernizar os métodos de envio das diversas documentações referentes às relações de trabalho. O sistema promove maior transparência no repasse dessas informações ao Governo Federal e se aplica tanto à iniciativa privada, quanto ao serviço público”, explica o contador e especialista no sistema Heleno Rocha, instrutor do treinamento.

De acordo com ele, qualquer Pessoa Física que se vincule à prefeitura para prestação de serviço – incluindo os profissionais efetivos – deverá ter os dados registrados no sistema, a fim de fortalecer a lisura da relação trabalhista e facilitar o acesso à informações por parte do trabalhador.

“Com o eSocial, as pessoas poderão, de maneira mais simples e tecnológica, verificar situações relativas ao PIS/PASEP, FGTS, entre outros. É mais uma forma de reafirmar os direitos da Pessoa Física”, pontua Heleno Rocha.

Capacitação

O eSocial começará a ser operacionalizado no dia 21 deste mês e será realizado em etapas, até que todo o sistema esteja parametrizado em julho de 2022. Para garantir a execução correta de todos os processos, o treinamento da equipe de RH contemplará aspectos técnicos, conceituais e legislativos do sistema.

“Esse primeiro momento de capacitação está sendo proveitoso e importante para que estejamos de acordo com todas as determinações do Governo Federal. Os servidores, em geral, só terão a se beneficiar com as novas rotinas operacionais do RH, uma vez que, futuramente, terão a possibilidade de consultar suas informações trabalhistas pela internet”, afirma o Secretário Municipal de Administração e Finanças.

Comentários está desativados.