Sertão baiano pode liderar processo de transição energética mundial


A Bahia pode liderar, nos próximos anos, o processo de transição energética mundial e trazer riquezas para região, através de parceria realizada entre o SENAI CIMATEC e a Shell, que lançam a segunda fase do BRAVE (Brazilian Agave Development – Desenvolvimento da Agave no Brasil), no dia 13 de abril, em Coité.  

O programa visa transformar a Agave, planta muito comum no nordeste brasileiro, na nova cana-de-açucar no mundo dos combustíveis. “Acreditamos que essa nova fonte de energia possa provocar uma revolução no sertão e trazer riqueza para comunidades vulneráveis. Esse projeto nos enche de alegria, não só pelo desafio tecnológico, mas pelo impacto social que pode ter para o Nordeste”, declarou Leone Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC.  

A agave é muito conhecida por ser usada para produzir sisal e tequila. Agora, será utilizada no desenvolvimento de tecnologias para produção de biocombústiveis, como etanol de primeira e segunda geração, além de outros produtos renováveis, através das folhas e do seu bagaço.  

“É empolgante ver o nosso sertão se tornar um grande foco de pesquisa para um projeto de vanguarda que busca solucionar uma questão de relevância global. Estaremos acompanhando de perto a evolução do programa, colocando a gestão municipal de Tucano disponível para colaborar com seu desenvolvimento”, afirmou Ricardo Maia, prefeito de Tucano 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *