Seleção de Tucano está volta à disputa do Campeonato Intermunicipal da Bahia

Quatro anos depois, a Seleção de Tucano está de volta à disputa do Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol, uma das maiores competições não profissionais de futebol do mundo, disputada desde 1946 e organizada pela Federação Bahiana de Futebol. O anúncio foi realizado pelo presidente eleito da Liga Tucanense de Futebol, Irax Melo.

“Primeiro, é importante destacar a reativação da nossa Liga Esportiva. Com a regularização e com o apoio da gestão do Prefeito Ricardo Maia, unimos uma equipe muito dedicada e vamos montar uma seleção forte. Faremos contratações, dando prioridade aos jogadores do município, sempre em decisão colegiada. Temos tudo para fazer uma grande competição”, disse Irax.

Tucano tem tradição no certame e já disputou a competição em diversas edições. Em 1995, a seleção disputou a final contra a seleção de Itapetinga. No primeiro jogo, vencemos por 2 a 1. No jogo de volta, deixamos escapar o título perdendo por 2 a 0. No time adversário, o grande destaque era o lateral-direito Tarantini, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988.

O time base era formado por Clóvis; Marcos, Nego Geni, Welington e Chune; Léo, Magno, Natanael e Espedito; Edvaldo e Paulo.

Para a atual temporada, Tucano contará com o comando do técnico Edmar Santos, 38 anos, conhecido no mundo do futebol como Edy. Ele tem vasta experiência no futebol profissional, atuando como zagueiro na Juazeirense, Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Colo-Colo de Ilhéus, Jacobina, Cajazeiras FC, Doce Mel, além de Lagartense-SE e Macapá.

“Esperamos fazer um bom campeonato. A Prefeitura tem investido no esporte e muitas competições como a Copa Rural e o Campeonato Municipal nos ajudam a formar uma seleção forte e competitiva. Nossa expectativa é a melhor possível”, disse o Diretor de Esportes Dijair Santana.

“Vamos participar de uma das melhores competições do Estado. Este é mais um marco esportivo para a história do município. O Intermunicipal não se resume apenas ao futebol, mas movimenta a economia da cidade, sem falar da ansiedade de atletas, dirigentes, árbitros e torcedores. Seguiremos investindo no esporte, transformando cidadãos de bem e socializando a nossa gente”, ressaltou o Prefeito Ricardo Maia.

A Competição

Suspenso por dois anos, devido à pandemia do novo coronavírus, o Intermunicipal da Bahia voltou a ser disputado em 2022. A edição teve um campeão inédito, a seleção de Quijingue que venceu Itajuípe na final por 2 a 0 na disputa de pênaltis, após vitória pelo placar de 3 a 2, no tempo regulamentar.

Neste ano, a Federação Bahiana de Futebol – FBF divulgará a data da reunião do Conselho Técnico, quando será definida a fórmula de disputa e detalhes do regulamento da competição. Está programado ainda, o tradicional Congresso do Intermunicipal, evento onde são divulgados grupos e tabela do certame.

O maior campeão da história do campeonato é o Itabuna, com oito títulos, os quais foram conquistados em sequência, de 1958 a 1965. Enquanto Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, tem o status de tricampeã do torneio, em contrapartida, a capital e maior cidade baiana Salvador não possui seleção para participar do campeonato.

Entre diversos jogadores que se destacaram no futebol brasileiro e mundial, é possível citar nomes como Raimundo Nonato, o Bobô, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988 e ex-Seleção Brasileira, e que iniciou a carreira na Seleção de Senhor do Bonfim entre 1983 e 1984; Aldair, zagueiro tetracampeão do mundo pelo Brasil, que começou na Seleção de Ilhéus; Edílson Capetinha, pentacampeão mundial com Seleção Brasileira e revelado pelo selecionado de Castro Alves, em 1988 e 1999; Júnior Nagata, também penta pelo Brasil e que começou na Seleção de Santo Antônio de Jesus, em 1993; Júnior Baiano, ex-zagueiro da Seleção e grandes clubes como Flamengo e São Paulo, revelado em 1987 pela Seleção de Poções, e Liédson, campeão da Libertadores da América 2012 pelo Corinthians e ex-atacante da Seleção de Portugal, na Seleção de Valença.