Sede do Conselho Tutelar de Tucano será reformada. Órgão atende provisoriamente em novo endereço

O Conselho Tutelar, encarregado por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, vai ter a sede reformada. Por esse motivo, os atendimentos estão acontecendo em um endereço provisório na rua São João, ao lado do Fórum Professor Raimundo Brito, localizado na sede do município.

Segundo a conselheira tutelar, Juliana Souza Batista, a reforma é bastante necessária. “A nossa sede estava com infiltração, mofo, instalação antiga e sem nenhum tipo de ventilação. Acredito que a reforma vá corrigir todos esses problemas, para que possamos ter melhores condições de trabalho”, explica.

O Conselho Tutelar de Caldas do Jorro também está em novo endereço, na Praça Waldeck Ornelas, ao lado da unidade de administração municipal. A antiga sede está sendo completamente adaptada para o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Atendimento

Os Conselhos de Tucano e Caldas do Jorro operam de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Aos fins de semana, uma equipe fica de plantão somente para passar orientações.

O órgão atende queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas por crianças, adolescentes, famílias e cidadãos, podendo ser acionado de forma presencial ou remota através do Disque 100 e dos números (75) 99801- 8174 e (75) 99277-2365. As principais ocorrências recebidas são relacionadas a estupro de vulnerável, evasão escolar, agressões, suspeita de direto violado e conflitos familiares.

Para o Secretário de Ação e Desenvolvimento Social, Wlisses Miranda, o Conselho Tutelar é o coração do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. “Esse órgão tem a função de ouvi-los e fazer os encaminhamentos necessários, além de prestar aconselhamentos aos pais e responsáveis. O trabalho acontece na prática, principalmente, a partir de denúncias. Cuidar dos nossos jovens é uma missão e vamos cumprir da melhor forma possível”, afirma.