Secretaria de Ação Social promove programação para os idosos dos CRAS

Como parte da programação de celebração do Dia do Idoso, os avôs e as avós foram homenageados(as) pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, no Instituto Social de Tucano, no bairro da Creche, na sede, nesta quarta-feira (27).

A equipe da Ação Social preparou uma série de atividades voltadas para saúde e bem-estar dos idosos atendidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Caldas Jorro, Rua Nova e sede.

O encontro contou com a presença de 200 idosos e marcou a retomada de atividades presenciais, após quase dois anos de fortalecimento de vínculos de forma virtual.

A programação planejada contou com desjejum; dinâmica com psicóloga; aquecimento; alongamento; lanche; apresentação do cantor Rodrigão; do sanfoneiro Zildo do Arcodeon e entrega de flores aos idosos.

A Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Neila Rosa, afirmou que a ação é um marco no novo normal. “Vocês estarem aqui é uma grande felicidade! Nós estamos passando por essa pandemia e vocês [idosos], de forma presencial, nessa comemoração é muito gratificante. Nós temos que agradecer que estamos vivos e com saúde. Rever de forma presencial os sorrisos de cada um de vocês é muito gratificante”, destacou.

Como parte das ações, os idosos, além de aproveitarem o encontro para reverem os colegas de atividades, também participaram com os assistentes de diálogos de proteção social e atividades que estimularam o corpo e a mente.

Para Maura Viana, 62 anos, frequentadora do CRAS de Caldas Jorro, a homenagem marcará o reencontro de uma grande família. “Foi muito bem-vindo esse reencontro. Estou me sentindo muito bem ao ver minha professora e meus amigos. São minha segunda família. Para mim é um grande passeio”, avaliou.

O evento foi encerrado com o gesto simbólico do vice-prefeito, Robson Ferreira, de distribuir rosas para as avós e avós em alusão ao agradecimento à sabedoria que cada um dos idosos repassam à nossa sociedade.
“Impressionado com a dimensão do projeto. Nada melhor, que na nossa gestão, homenagearmos essas pessoas que têm muitas coisas a ensinar a cada um de nós. Temos que valorizar muito as pessoas da melhor idade” destacou.