Saúde com Agente: Tucano adere à iniciativa Federal para qualificação de profissionais do setor

Com objetivo de melhorar os serviços da Atenção Básica no município, Tucano aderiu, essa semana, ao programa Saúde com Agente. A iniciativa do Governo Federal irá qualificar os 113 Agentes Comunitários de Saúde e os 35 Agentes de Combate a Endemias ativos na cidade. Esses números estão inclusos nas estimativas do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que estima alcançar mais de 381 mil profissionais.

O órgão será responsável pela certificação dos agentes e garante apoio financeiro aos estados aderentes às ações do programa, com repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Os recursos serão aplicados em infraestrutura, profissionais e materiais necessários à capacitação.

“Sem dúvida o programa é de extrema importância para que possamos capacitar aqueles que servem de elo entre a Unidade Básica de Saúde e as famílias! A Atenção Primária avança e irá proporcionar serviços ainda mais qualificados pelos agentes”, enfatiza a coordenadora da Atenção Básica do município, Fernanda Andrade.

Sobre a capacitação

O programa Saúde com Agente oferecerá cursos sobre procedimentos que, devido ao novo cenário e necessidades vivenciados em decorrência da pandemia, passaram a fazer parte da rotina e funções da categoria. Entre tais atividades estão aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura e acompanhamento da carteirinha de vacina dos cidadãos.

Ainda de acordo com as informações do Conasems, os cursos serão ministrados de forma presencial (durante a jornada de trabalho, sob mediação e um tutor especializado) e à distância (através de plataformas digitais).