SAMU atende chamados diários e orienta passo a passo para solicitação do serviço


Desde a inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Tucano, em abril, a equipe especializada vem trabalhando para atender aos chamados da população. Até o momento, foram feitos 22 atendimentos entre casos de acidentes de moto, convulsão, entre outras situações.

“Nosso trabalho é focado em atender as situações de urgência e emergência do município. É algo para além de transferir paciente entre unidades de saúde”, reforça Daniela Macedo, coordenadora do SAMU.

Ela explica que o serviço pode ser acionado em situações como parada cardíaca, dor súbita no peito, suspeita de derrame (AVC), acidentes e/ou traumas com vítimas, engasgamento, afogamento, queimaduras graves, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos e/ou tóxicos, trabalho de parto, vítimas por violência e situações psiquiátricas, a exemplo de surtos mentais.

“Quando as pessoas ligam para 192, a chamada é direcionada para central de regulação em Serrinha, e após descrição do ocorrido a ambulância de Tucano é acionada e liberada pelo médico regulador para o atendimento. É importante que a população compreenda o funcionamento do sistema para operação eficaz do serviço”, explica Daniela Macedo.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, a base localizada em Caldas do Jorro é um importante reforço para a saúde pública do município. “Nós trabalhamos muito para que tudo ficasse pronto e, após inauguração, tempos recebido chamados diariamente. Isso mostra que sempre houve a necessidade do serviço e que agora a população pode contar com esse suporte”, enfatiza.

Comentários está desativados.