Revisaço: Secretaria de Educação realiza evento preparatório para SAEB pela primeira vez em Tucano

A iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Educação, o Revisaço Prova do Saeb, realizado nos dias 6 e 7 de outubro, na Escola Municipal Zélia de Brito, foi aprovado pelo público alvo para qual o evento foi concebido: os cerca de 600 alunos do 5º e 9º das escolas de Tucano.

O retorno, por dois dias, após quase dois anos de suspensão das aulas presenciais foi cuidadosamente planejado pelo município. Seguindo os protocolos de segurança, os alunos foram orientados a respeitarem o distanciamento social, a utilizarem máscaras e manterem a higienização das mãos.

“Gostei muito de rever meus amigos nesse aulão e da apresentação que o professor fez. Ele foi bem explicativo e divertido. Os professores também separaram as turmas e não tem tanto risco de contaminação. E o legal é que pude rever meus colegas”, comemorou a estudante do 5ª ano, Evelin Pimentel, de 11 anos.

As turmas do 5° ano foram subdivididas em diversos espaços da unidade escolar. Os professores revisaram com os alunos conteúdos do ensino fundamental que serão cobrados na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) aplicadas de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todo o país.

O vice-prefeito Robson Ferreira, que participou da abertura do primeiro dia do evento, parabenizou os estudantes que compareceram ao encontro. “Todos nós, eu, o prefeito Ricardo Maia, os professores unirmos força para que o Revisaço fosse realizado. Agradecemos a cada aluno que se empenhou em estar aqui, e tenho certeza que todos os estudantes que aqui estão, farão uma ótima prova”, disse.

A titular da Secretaria Municipal de Educação, Gerusa Araújo, ressaltou o alcance da ação. “Essa é a primeira vez que acontece o Revisaço em Tucano. Com apoio do prefeito, conseguimos trazer os nossos alunos para assistir aulas necessárias para que eles tenham um melhor desempenho na avaliação nacional”, destacou.

Segundo dia da atividade

As ações do Revisaço na quinta-feira (7) foram voltadas aos alunos do 9ª ano das escolas municipais. A Escola Municipal Zélia de Brito foi palco de um show na educação local para os adolescentes. Alguns momentos lúdicos realizados por alunos e professores foram destaques no dia, com apresentações musicais, recitais de poesias, aulas de português e matemática com didática diferenciada, além de sorteio de brindes.

Para Gerusa, a primeira edição do Revisaço da Prova Saeb já se tornou referência em eventos com a temática educação em Tucano. “Agradecemos aos professores, coordenadores, e alunos. Todos estão aqui, preocupados em aprender e ensinar da melhor forma. Esse evento tão diferenciado só foi possível pois cada um está empenhado em fazer o melhor. Apesar do desafio da pandemia, entendemos que a aplicação dessa prova é importante tanto para o alunos, como para o município”, afirmou.

Prova do Saeb
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é aplicado desde 1990, é composto por provas que levantam dados importantes sobre a realidade brasileira e diagnosticar a Educação Básica do Brasil.
O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país.
A partir de 2018, todas as escolas que participarem da aplicação censitária do Saeb e que cumprirem os critérios determinados terão seu Ideb calculado.