Professores(as) e gestores(as) da Educação de Tucano participam de formação sobre sistema do Governo Federal


Professores(as) e gestores(as) vinculados(as) à rede de ensino municipal estão passando por uma formação a respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – operado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O intuito é esclarecer dúvidas e orientá-los(as) quanto à aplicação dos exames para alunos(as) do 5º e 9º ano, que serão presenciais e acontecerão entre os dias 08 de novembro e 10 de dezembro.

“Dada a dimensão e importância desse sistema, a Secretaria Municipal de Educação está atuando para dar suporte a esses profissionais, mesmo que o Saeb já faça parte da realidade deles. Sempre surgem novos dados e orientações quanto às provas e os professores e gestores precisam estar atualizados em relação a isso” diz a pedagoga e especialista em Gestão Educacional, Anna Virgínia Santana – responsável por ministrar o primeiro encontro do treinamento.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo, a formação teve início em julho e seguirá até novembro, com dois encontros por mês. “Estamos trabalhando para que Tucano aplique as provas com qualidade e para que os nossos alunos tenham o melhor desempenho possível. Isso é importante para que a Educação siga avançando e oferecendo mais oportunidades aos estudantes, combatendo também a evasão escolar”, afirma a gestora.

Por meio do resultado dessas provas – que precisam ser feitas por, pelo menos, 80% dos alunos da rede municipal de ensino – o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado. A partir daí, recursos do Ministério da Educação podem ser direcionados ao município para investimento e aprimoramento da rede de ensino. O IDEB avalia, em especial, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Comentários está desativados.