Prefeitura de Tucano intensifica ações no combate à Covid-19 e pede apoio da população


As últimas semanas têm apresentado dados preocupantes relativos à Covid-19 em Tucano. Configurando uma potente e duradoura segunda onda, o momento requer ainda mais cuidado e ações do município. Em diversas frentes, a Prefeitura de Tucano tem buscado combater a pandemia, estabelecendo como prioridades a redução dos índices de contaminação pelo Coronavírus, mantendo e ampliando a capacidade de atendimento hospitalar, além de garantir a vacinação da maior quantidade possível da população.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, Tucano acumula, até o dia 2 de junho de 2021, 2.469 casos confirmados de Covid-19, com uma média de 35 novos casos por dia, totalizando 43 óbitos desde o início do período pandêmico. Com 141 casos ativos, o perfil epidemiológico tucanense já foi mais grave. No entanto, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, dois fatores agravam o quadro, que inspira extrema cautela e participação de todos. “Estamos há dias enfrentando superlotação na UPA Covid-19, em Caldas do Jorro, com 100% dos leitos ocupados. Além disso, as cidades vizinhas, como Ribeira do Pombal, estão vivendo verdadeiros colapsos nos sistemas de saúde, intensificados pelo alto número de casos ativos e surgimento de variantes”, explica a gestora.

Duas importantes ações da gestão municipal estão concentradas na ampliação da capacidade de atendimento exclusivo à Covid-19: a inauguração do Centro de Assistência à Covid-19, na sede, que visa desafogar o atendimento a casos leves e suspeitos da doença; e a ampliação do número de leitos na UPA Covid-19, com dez novos leitos, sendo quatro equipados com recursos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como monitores e respiradores, além de mais três leitos de enfermaria, três de observação e uma nova ambulância completa, representando aumento de 100% da capacidade de atendimento, saindo de 10 para 20 leitos fixos disponíveis na unidade e passando a ter duas unidades de UTI móvel.

“O Centro de Assistência à Covid-19 vai passar a incorporar o nosso combate à pandemia com um papel fundamental. O objetivo é atenuar o fluxo do atendimento na UPA, deixando-a exclusiva para os casos mais complexos. Nessa mesma direção, implementamos nessa semana os testes rápidos nos postos de saúde e no Hospital Municipal Mariana Penedo”, relata Denise.

As condições laborais da força de trabalho em linha de frente na cidade também constituem-se como agravantes no atual momento. Com o contexto pandêmico, o município tem encontrado dificuldades na contratação de profissionais da área de saúde para formação de equipes multidisciplinares. “Estamos buscando ativamente, nas variadas formas legais, localizar médicos disponíveis, porém ainda não obtivemos sucesso. O quadro preocupa, pois o intenso volume da demanda tem fadigado as nossas equipes, que convivem com um cenário de tensão, agravado pelo risco constante de contágio e a própria natureza fatal da doença”, comenta Victor Dias, Diretor de Saúde da Prefeitura de Tucano.

Vacinar para salvar

Desde o mês de janeiro, a vacinação tem se apresentado como uma verdadeira dose de esperança para a população. Com um rigoroso Plano Municipal de Vacinação, Tucano tem se destacado na região, com indicadores mais positivos que os estaduais e nacionais. Na cidade, até o dia 2 de junho de 2021, 12.731 pessoas receberam a primeira dose e 5.242, a segunda, correspondendo a 25% da população que iniciou o ciclo da imunização e 10% da população completamente imunizada. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, na Bahia, os índices estão em aproximadamente 19% e 8%, respectivamente. Já no Brasil, são 17% e 8%, na mesma ordem.

Fernanda Andrade, Coordenadora da Atenção Básica de Tucano, destaca que a campanha tem alcançado resultados satisfatórios por conta de rápidas estratégias de logística e comunicação adotadas pela gestão somadas à expertise em vacinação que o município acumula. “Temos equipes de vacinadores que percorrem os povoados e distritos, realizando, inclusive, ações domiciliares. As remessas recebidas acabam em pouco tempo, pois conseguimos convocar rapidamente os grupos prioritários”, explica.

Medidas restritivas e fiscalização

A complexidade da pandemia é agravada com a ineficaz adesão popular, com indevida atenção aos cuidados pessoais, como uso de máscaras e higienização constantes das mãos, e cuidados coletivos, como o distanciamento social e o isolamento de pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Denis Carvalho, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Tucano, comenta que a população tem um fundamental papel na contenção dos avanços da pandemia. “O que a ciência tem de concreto é simples: uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social e vacina. Sabemos que a vacinação segue em destaque na cidade, mas ainda temos enfrentado grandes dificuldades nas demais ações de combate à pandemia. Mesmo com intensas campanhas, ainda há resistência da população e isso é fator preponderante na disseminação do vírus”, pondera.

A Prefeitura de Tucano tem avaliado sistematicamente o perfil epidemiológico e implementado medidas restritivas, com a finalidade de reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, os indicadores de contágio e óbitos. “Sabemos que há impacto econômico em diversos setores, causando dificuldades no sustento de famílias do município, mas precisamos frear o Coronavírus. As restrições de locomoção noturna e de funcionamento de atividades não essenciais estão sendo necessárias e efetivas, levando em consideração, inclusive, o cenário nos municípios vizinhos”, afirmou Ricardo Maia Filho, prefeito de Tucano.

Para o feriado e o próximo final de semana, das 18h de hoje (2) até as 5h de segunda-feira (7), estão mantidas as proibições de comercialização de bebidas alcoólicas e de banhos nas fontes de águas termais em Caldas do Jorro e Jorrinho. Os estabelecimentos não essenciais somente poderão funcionar na sexta-feira, respeitando o toque de recolher, estabelecido das 20h às 5h, que segue até o dia 7 de junho. No feriado de Corpus Christi (3) e no sábado, somente poderão funcionar os serviços essenciais. No domingo, no entanto, haverá também uma restrição para funcionamento de estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, que apenas poderão operar em modalidade de entrega (delivery).

A força tarefa, composta por agentes da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, percorrerá todo o município, garantindo o cumprimento das medidas restritivas e dos protocolos sanitários vigentes para estabelecimentos comerciais. Augusto Bandeira, Coordenador da Vigilância Sanitária, afirma que, por conta da extensão territorial do município, o dilatado tempo de deslocamento torna a fiscalização mais complexa. “Temos unido esforços, autuando e multando estabelecimentos na sede, nos distritos e povoados. Só no último fim de semana, foram 52 notificações realizadas. No entanto, o que percebemos é que ainda há muitas pessoas aglomerando, sem estar atentas aos cuidados necessários para contenção da pandemia. São muitas denúncias simultâneas, dificultando a nossa operação”, relata.

Projeções da Covid-19 em Tucano

O portal científico Geocovid MapBiomas, que combina recursos de geotecnologias com inteligência artificial no monitoramento e predição da Covid-19 no Brasil, apresenta-se como uma aliada ferramenta no tratamento de dados e tomada de decisões para estratégias de controle dos indicadores relacionados ao Coronavírus.

Uma relevante funcionalidade é a projeção do avanço da doença na cidade. Para a predição do cenário, um indicador é fundamental para balizar a análise estatística: a taxa de reprodução efetiva. Ele aponta o quanto a doença está se espalhando. Quanto mais alta for a taxa, mais graves altos serão os números relacionados aos casos confirmados e óbitos na cidade. Se o número for abaixo de 1, indica que a curva de casos será desacelerada.

Considerando a atual de reprodução efetiva em Tucano (1,14), numa projeção até o dia 26 de julho do presente ano, deverão ser registrados mais 17 óbitos. Caso haja redução da circulação de pessoas (supressão de fluxo) e consequente redução da taxa de contágio, esse número pode reduzir a 7. No entanto, se houver circulação normal de pessoas e aumento na referida taxa, Tucano poderá amargar 38 novos óbitos.

Comentários está desativados.