Prefeitura de Tucano garante insumos e se prepara para receber vacinas contra Covid-19

No último domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas vacinas para uso emergencial no país. Atento à novidade, o prefeito Ricardo Maia Filho celebrou a medida e comunicou que já está tudo pronto para dar início à vacinação em Tucano, e que a campanha começará assim que as doses forem disponibilizadas pelo Governo Estadual. A previsão, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, é de que na quarta-feira (20), o estado seja abastecido em toda sua extensão territorial.

“A aprovação das vacinas pela Anvisa é, certamente, motivo de comemoração. Aguardamos com ansiedade a chegada das doses e já estamos trabalhando em estratégias para garantir os insumos necessários. Cuidar da saúde do nosso povo é uma das nossas prioridades e um dos passos mais importantes rumo ao futuro que estamos construindo para a nossa Tucano.” afirmou prefeito.

A Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, garantiu que a cidade está preparada para a primeira fase. “Além de já possuirmos os estoques de seringas e agulhas necessários, o município conta com profissionais capacitados e com salas apropriadas para atendimento à população. Estamos, definitivamente, prontos”, afirmou. Os pontos definidos para a campanha são o Centro de Saúde Dr. Oswaldo Assunção, na sede, e a Unidade Básica de Saúde Pedro Vicente Freire, no bairro Barracão, em Caldas do Jorro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a formulação do cronograma de vacinação estará vinculada ao número de doses que serão disponibilizadas pelo Governo do Estado, em atenção às fases determinadas pelo Ministério da Saúde.

A organização disposta em quatro fases prevê que, na Fase 1, sejam imunizados trabalhadores da saúde, população idosa a partir de 75 anos de idade e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas).

Outras fases

Ainda de acordo com as diretrizes do Governo Federal, na Fase 2 de vacinação estão previstas as pessoas com idade entre 60 e 74 anos. Já na Fase 3, serão contempladas pessoas com comorbidade que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares). Na Fase 4, serão contemplados professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Vale destacar que os grupos previstos são preliminares e ainda estão passíveis de alterações de acordo com as determinações do Ministério da Saúde.