Prefeitura de Tucano está reforçando a segurança nas escolas


A Prefeitura de Tucano, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Ronda Ostensiva Municipal, reforçou a segurança nas escolas e está aplicando ações de combate e prevenção contra a violência em todas as unidades de ensino do município.   

As ameaças, que se espalharam por todo o Brasil, provocaram mudanças na estrutura de ação e proteção em todo o país.   

Em Tucano estão sendo realizadas rondas nas escolas municipais pela Guarda Civil Municipal e pela ROMU, com agentes que estão presentes nas unidades escolares e proximidades, devidamente preparados para defender e enfrentar qualquer situação que possa comprometer a segurança de estudantes e profissionais da educação.  

Estão acontecendo também orientações sobre segurança no ambiente escolar a todos os gestores e coordenadores das escolas municipais.   

A gestão municipal também vai aumentar o monitoramento com câmeras nas instalações escolares. Já está sendo realizado mapeamento para implantação/ativação/reativação do sistema de monitoramento das unidades escolares, que serão ligados ao da Guarda Civil Municipal.   

Um curso de formação será dado aos agentes de portaria das Unidades Escolares, com formação específica sobre aumentar a segurança nas escolas.    

A Secretaria de Educação está implementando uma cultura de paz nas escolas, multiplicando conteúdos com iniciativa institucional de enfrentamento à violência em ambiente escolar.  

“A violência é o exato contrário da educação e é justamente por isso que deve ser por todos, em um esforço coletivo, repudiada do contexto educacional e para além deste”, alerta Gerusa Araújo, Secretária Municipal de Educação.  

Além disso, foi solicitado pelas autoridades que todas as famílias sigam, à risca, as orientações passadas pelas Unidades Escolares em que se encontram matriculados os seus filhos. “Mais do que nunca, proteger nossas crianças e nossos adolescentes, bem como todos aqueles que compõem a comunidade escolar, exige de nós uma conduta coletivamente organizada”, afirmou o Prefeito Ricardo Maia.   

Outro pedido foi para que não sejam espalhadas falsas notícias, pois elas podem atrapalhar no monitoramento e ação da segurança pública. Os especialistas afirmam que mensagens com ameaças devem ser denunciadas a canais oficiais e não compartilhadas pela internet   

Caso seja notada qualquer evidência de atos suspeitos ou de violência, entrar em contato pelos números:    

. Guarda Civil Municipal – 153   

. Canal de Ouvidoria da Educação – (75) 99219-2021 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *