Prefeitura de Tucano entrega Equipamentos de Proteção Individual a catadores de recicláveis

Na quarta-feira (17), o Prefeito de Tucano, Ricardo Maia Filho, foi até o local onde é descartado o lixo do município, próximo ao Coité, e entregou os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os catadores de recicláveis que trabalham no espaço.

Para a catadora Fabiana Maria de Jesus, a entrega dos EPIs representou uma conquista para os catadores, que segundo ela, nunca tiveram apoio do poder público. “É daqui do lixão que tiramos o sustendo da nossa família. Catamos, separamos e vendemos todo o material, para ser reciclado. Agora, com esses equipamentos, vai ser bem melhor e mais seguro para trabalhar”, celebrou.

Segundo o prefeito, a gestão está atenta e buscando soluções para adequar o local. “Já disponibilizamos um funcionário para direcionar os motoristas na hora do descarte. Estamos dando todo o suporte necessário, orientando-os para que formem uma associação”, afirmou.

Cada catador(a) de reciclável recebeu um kit, contendo botas, luvas, chapéu e máscaras. O gestor relatou que, além dos que já foram distribuídos, a aquisição de outros kits para reposição foi realizada e, quando houver necessidade, novos serão comprados.

O Secretário de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Romilson Oliveira, também acompanhou a entrega ao lado do Diretor de Meio Ambiente, Aguinaldo Bitencourt, e falou sobre as reclamações dos moradores da região. “O lixo está bem próximo a BR-116 e já estamos realizando o trabalho de orientação e prevenção contra a queima do lixo, para evitar acidentes e o cheiro forte que invade a região de Panzu, Coité e chega até o Pé de Serra”.

De acordo o vice-prefeito, Robson Ferreira, que também compareceu ao ato de entrega, o local precisa de adequações. “Vamos dar condições de trabalho e realizar melhoria nesse local. Provavelmente, esses catadores estão trabalhando aqui por falta de opção. Percebemos a necessidade de um galpão maior e já estamos viabilizando a utilização completa do terreno. Tem muito espaço que ainda não está sendo usado”.

COLETA DE LIXO

O município elaborou recentemente um cronograma para melhorar a coleta de lixo em todo território municipal e está realizando campanha que orienta a população para acompanhar os roteiros dos coletores e deixar a cidade cada vez mais limpa.

Aguinaldo Bitencourt aproveitou o momento para antecipar a informação do planejamento de coleta seletiva que está sendo desenvolvido para a cidade. “O lixo é um problema mundial e já estamos buscando dar outros direcionamentos mais sustentáveis. Posso adiantar que, ainda em 2021, será implementada a coleta seletiva na nossa cidade”, revelou.