Novo decreto municipal ajusta toque de recolher e amplia funcionamento de comércio em Tucano


Avaliando o mais recente perfil epidemiológico da cidade, a Prefeitura de Tucano está iniciando uma retomada, de forma cautelosa e gradual, das atividades comerciais. O Decreto Municipal Nº 216, publicado ontem (5), ajustou diversas medidas que determinam restrições que impactam a rotina do município, com objetivo de conter o os avanços do Coronavírus. 

A partir de amanhã (7/jun) até a próxima segunda-feira (14/jun), o toque de recolher passa a ser das 21h às 5h, em todo o município, com encerramento de atividades de estabelecimentos comerciais e de serviços obrigatório até 30 minutos antes, podendo se estender até 00h os serviços de entrega de restaurantes, lanchonetes e gêneros alimentícios. 

Restaurantes, bares e lanchonetes poderão funcionar com até 50% da capacidade máxima do espaço físico por pessoa, mantendo a distância de 2 metros na organização das mesas, obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel, bem como a execução de outras medidas determinadas a todos os estabelecimentos comerciais, como a lavagem da calçada e das paredes frontais com água e cloro, antes e após o funcionamento, e o treinamento de funcionários quanto aos procedimentos para evitar a transmissão do vírus. 

Os banhos públicos nas águas termais das fontes de Caldas do Jorro e Jorrinho serão retomados, com atenção ao toque de recolher e à necessária participação popular para que não haja aglomeração. As feiras livres da sede e de Caldas do Jorro retornarão aos seus dias originais, respectivamente, aos sábados e domingos. 

FINAL DE SEMANA

Outra importante mudança é quanto ao retorno do funcionamento de atividades não essenciais durante o final de semana. No entanto, além de ser necessário atender ao Decreto Municipal Nº 135/2021, que estabelece protocolos sanitários no combate à contaminação do Coronavírus, a comercialização de bebidas alcoólicas segue proibida, inclusive em sistema de entrega, das 19h da próxima quinta-feira (10/jun) até as 5h da próxima segunda-feira (14/jun). 

A estabilidade no número de casos ativos e a redução na ocupação dos leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Covid-19, em Caldas do Jorro, têm conferido a segurança necessária para a retomada gradual do comércio tucanense. “Além disso, com máxima atenção aos protocolos sanitários, vamos movimentar e dar novos ares ao setor, que tem sofrido demais com todas as medidas restritivas. Com o avanço da vacinação, temos expectativa de retomada gradativa da nossa economia”, afirma o prefeito Ricardo Maia Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *