Mamografias gratuitas começam a ser realizadas em Tucano nesta segunda-feira (19)

A unidade itinerante de atendimento do Estado para rastreamento de câncer de mama já chegou ao município. As mamografias gratuitas começaram a ser realizadas nesta segunda-feira (19) e seguirão até o dia 06 de maio, em frente ao posto de saúde Osvaldo Assumpção (sede). Estão agendadas 140 consultas diárias, sendo 70 pelo período da manhã e 70 pelo período da tarde.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou toldos e cadeiras para que as mulheres cadastradas possam esperar com mais conforto pelo serviço. A rua da unidade de saúde, onde está estacionado o trailer do Estado, foi interditada pela Guarda Civil Municipal para evitar a circulação de carros e motos com o intuito de facilitar o acesso das mulheres que chegam até o local.

A dona de casa Maura da Silva Andrade, 65 anos, esteve aguardando sua vez de ser atendida, na manhã de hoje, e disse que é fundamental realizar o exame. “Já é a terceira vez que faço a mamografia. Tenho feito o acompanhamento porque sei que câncer de mama é uma doença séria. Nunca foi detectada nenhuma alteração e tenho fé que desta vez também vai dar tudo certo. É maravilhoso ter esse exame de forma gratuita”, disse a moradora do bairro Vila Progresso.

“A mulher que detectar qualquer nódulo e precisar de atendimento posterior vai receber todo o suporte do município, até mesmo se for o caso de uma cirurgia. Quanto mais cedo descoberto o câncer de mama, mais eficaz será o tratamento”, reforçou a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, que acompanhou o primeiro dia de atuação da unidade itinerante.

Pré-cadastro

Durante o mês de março estiveram abertos os pré-cadastros para realização das mamografias. Em todo o município, mulheres entre 50 e 69 puderam ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se inscrever e garantir uma vaga nos atendimentos. Mulheres entre 40 e 50 anos que possuem alguma alteração mamária ou histórico familiar de câncer de mama também foram contempladas no período de pré-cadastro.

As mamografias gratuitas são de iniciativa do Estado, em parceria com o município, e são essenciais para detecção do câncer de mama. Quanto antes diagnosticado, maiores as chances de eficácia no tratamento da doença.