Escola de dança tucanense grava espetáculo para transmissão online em homenagem aos festejos juninos

Foto: Yrllan Sants

As festas tradicionais comemoradas no mês de junho são inspiradoras e, mesmo em tempos de pandemia, Tucano está mantendo acesa a alegria dessa época do ano. Além da Trilha Uni-Cultural do Sertão (TUCS) – iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura –, a escola Dansalto Studio de Dança está preparando o espetáculo “Luar do Sertão” – uma apresentação de dança em formato de longa-metragem a ser transmitida nos dias 18, 19 e 20 de junho, às 20h, no canal oficial da escola no YouTube.

“É de costume realizarmos um trabalho com os alunos para fechar o primeiro semestre de aulas, no entanto, costumávamos fazer uma Mostra Coreográfica com todas as modalidades da casa, sem nos preocuparmos muito em amarrar a dança a uma história ou temática central. Dessa vez, pensamos em algo que trouxesse as referências do sertão, com as canções de Luiz Gonzaga, e que estivesse recheada de amor e das dores de viver numa região seca, mas abençoada com doçuras que só aqui tem”, conta o arte-educador, coreógrafo e diretor geral do trabalho, Fábio Freitas.

Segundo ele, o espetáculo traçará um enredo que envolverá diferentes técnicas de dança como dança contemporânea, dança moderna, stiletto dance, danças de salão, street jazz, tecido acrobático adulto e kids, ballet clássico adulto, bem como referências da quadrilha junina estilizada.

“Temos uma faixa etária bastante variada, com intérpretes entre 07 e 40 anos. Eles estão prontos para levar muita magia e nostalgia aos tucanenses, relembrando as noites de São João com signos como o Forró, fogueira, bandeirolas, chita e as iguarias únicas do ciclo junino”, diz Fábio Freitas.

Vale ressaltar que o espetáculo Luar do Sertão também é parte de um projeto maior chamado Circula Tucano, no qual o grupo busca levar arte e movimento aos pontos turísticos do município.