Equipe de atendimento do SAMU inicia treinamento nesta quinta-feira (11)

Na manhã de hoje (11), a equipe que atuará na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciou o cronograma de treinamento. Até domingo (14), serão realizados encontros com foco na parte teórica, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Já a parte prática será ministrada na base do SAMU de Serrinha.

De acordo com o Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias, o treinamento acontecerá durante todo o mês de março. A última etapa está prevista para ser realizada já na base de Caldas do Jorro, assim que concluída a obra.

“O SAMU é essencial para a nossa cidade e vai ajudar, ainda mais, no zelo pela saúde da população. Para os casos de urgência, o serviço será fundamental. A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em reforçar os equipamentos e estratégias para atendimento ao nosso povo, principalmente nesse período de pandemia”, disse o gestor durante a abertura do encontro.

A equipe de instrutores está capacitando quatro condutores socorristas e quatro técnicos de enfermagem. Além disso, a equipe também conta com uma enfermeira que será a coordenadora do SAMU.

Base do SAMU

A unidade está passando por reformas e fica localizada em Caldas do Jorro, na antiga sede do Conselho Tutelar do distrito. A previsão é que até o início de abril o serviço já esteja em pleno funcionamento.

O serviço poderá ser acionado pelo número 192 e tem como objetivo atuar em situações de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.