Dirigentes estaduais e municipais participam de reunião sobre fomento ao Turismo na Bahia

Buscando ampliar as perspectivas no ramo turístico baiano, dirigentes da área nos âmbitos estadual e municipal se reuniram, ontem (04), para debater o tema. Na ocasião, foi discutida a relevância do planejamento turístico para as cidades, bem como destacada a necessidade da formação do Conselho Municipal de Turismo e sua ativa participação nas definições de diretrizes e ações do setor em todo o estado.

O encontro online contou com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Fausto Franco, do Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura de Tucano, Thiago Nascimento, do Diretor Municipal de Turismo de Tucano, Edson Melo, além dos demais gestores de diferentes localidades da Bahia.

“É fundamental que busquemos alinhamento nas estratégias para estruturar o setor turístico na Bahia, elevando o potencial de atrair turistas de todo o país e explorar ainda mais o turismo interestadual”, reforçou o Secretário Fausto Franco.

Dentre as estratégias abordadas na reunião, foi mencionada a criação de um Planejamento Turístico Municipal que, além de prever ações de estímulo e fortalecimento as atividades turísticas em cada cidade, também poderia se desdobrar em um calendário regional unificado. Ele contemplaria as datas e períodos de maior movimentação turística nos municípios, a fim de manter a economia em rotatividade durante todo o ano.

Ações locais

Tucano já tem se mobilizado para atrair turistas em momento oportuno. De acordo com o Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento, a cidade não está esperando a pandemia passar para se preparar. “O Planejamento Turístico Municipal já está sendo construído, bem como a proposição de lei para formação do Conselho Municipal de Turismo, conforme discutido na reunião. O objetivo é estarmos com um cenário totalmente diferente, atrativos e com uma rota turística consistente para que sejamos destaque estadual no setor”, afirma o gestor.

“Há muito tempo que Tucano não dedica atenção e concentra esforços para estruturar o turismo. Estamos comprometidos em dar novos rumos ao setor, pensando numa melhor experiência para o turista e em cada um dos que fazem parte dessa cadeia na cidade e em cada um dos que fazem parte do trade turístico”, complementa o Diretor Municipal da pasta, Edson Melo.