Diagnóstico do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Tucano é apresentado para empresários e comerciantes do setor

Foi apresentado na noite de quarta-feira (10), em Caldas do Jorro, o estudo preliminar do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, que contou com a presença de empresários do segmento turístico, comerciantes do setor de alimentação, artesanato, entre outros, além do vice-prefeito Robson Ferreira e o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento.

O estudo consiste em duas etapas. A primeira apresentou métodos de elaboração da pesquisa, a partir de visitas presenciais nas localidades do Marizá, Cachoeira do Inferno, Buraco do Vento, Caldas do Jorro, Tracupá, Pico do Pai Miguel, Jorrinho, Creguenhem e sede.

Na segunda etapa, o documento apresentou as orientações estratégicas do plano de ação com o detalhamento do que precisa ser feito para chegar no ano de 2025, com o novo estágio de processo no desenvolvimento das atividades turísticas de Tucano.

“O município de Tucano vive única e exclusivamente da movimentação turística em função das águas termais. Entendemos que tem um potencial muito maior que está ligado a todos os valores naturais, da história e da cultura do município”, ressaltou o consultor credenciado do Sebrae, Carlos Cappelini.

Carlos acrescentou ainda que o objetivo deste PDITS é promover a distribuição espacial das pessoas no território e com isso, o fomento da geração de riqueza e distribuição.

“Por exemplo, o espaço entre Creguenhem e Marizá poderia ser um centro cultural de ecoturismo, o Buraco do Vento um espaço de aventura… O Pico do Pai Migué seria um espaço maravilhoso ligado ao uso de espaços e atrativos naturais. Existe ainda uma pedra para ser lapidada e não estamos utilizando de uma forma com toda a sua eficiência”, pontuou.

Geração de emprego e renda

De acordo com  Carlos Cappelini, existe uma série de oportunidades para criar uma imagem turística que mostre ao mercado turístico, que o município de Tucano não está ligada diretamente às águas termais de Caldas de Jorro, e que pode ser um espaço de tratamento de saúde, além de para contar a história do cangaço e ofertar a sustentabilidade do ecoturismo.

“As pessoas precisam entender que a as atividades turísticas podem ser uma vertente de desenvolvimento econômico gerando novas oportunidades de ofertas de produtos e de emprego e renda desde que haja sustentabilidade no processo, abrindo novas frentes atraindo novos públicos”, ressaltou.

Para a empresária da Pousada Sol e Lua, localizada em Caldas do Jorro, Vanusa Moura, o Plano de Desenvolvimento deve resgatar as melhorias para o turismo

“Que traga o resgate do turismo já que a pandemia da covid-19 trouxe muitas consequências. Estou otimista e precisávamos de um projeto desse para trazer melhorias para nosso turismo”, disse.

Já a empresária do ramo coureio do Tracupá, Janaina Sampaio, ressaltou que é necessário acreditar no projeto, avaliando como positivo as ações da gestão do prefeito Ricardo Maia.

“A nossa expectativa é sempre a melhor, principalmente quando se parte de uma gestão que a gente acredita. É necessário que a sociedade acredite no projeto, que traz uma certa segurança, e que vai se concretizar, gerando emprego e renda, trazendo um novo desenvolvimento”, ressaltou.

“Essa gestão desde o início vem mostrando que chegou para inovar e trazer melhorias”, completou.

O vice-prefeito tucanense, Robson Ferreira, disse avaliou o município de Tucano como um grande potencial turístico acreditanque que o PDITS vai alavancar a economia do município.

“Tucano tem um potencial muito grande no turismo e Caldas de Jorro é a nossa mina de ouro. Vamos pegar esse projeto, estudar e trazer recurso e renda, com geração de emprego para alavancar a nossa economia”, prometeu.

“Tudo começa por esse estudo e, diante disso, pensamos macro e vamos investir pesado. Quem veio no Jorro em janeiro, e quem veio hoje, já sente a diferença. Não só o Jorro, Tucano tem a Cachoeira do Inferno, Tracupá, Rua Nova, Buraco do Vento as belezas que tem no Marizá… então temos muita coisa para explorar” finalizou.

Thiago Nascimento, secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, celebrou a construção do PDITS, “que evidencia o real interesse de todos nesse desafio”.

“Esse estudo preliminar traz relevantes contribuições para tomada de decisões com o objetivo de elevar a exploração do setor em Tucano. Fico feliz com a adesão e colaboração nessa construção, que evidencia o real interesse de todos nesse desafio”, celebrou.

Ainda de acordo com o secretário, este é um momento importante de um longo e complexo processo.

“A construção do PDITS está sendo realizada com a participação ativa do Sebrae, que se consolida como forte parceiro da nossa cidade; da Girus, reconhecida empresa de consultoria de âmbito nacional; do Departamento de Turismo de Tucano, oferecendo infraestrutura e compartilhando conhecimento; do empresariado do setor, apontando as reais demandas do trade turístico; e da população, de maneira colaborativa e participativa”, completou.

O projeto agora avança para integralizar os diferentes grupos de interesse no desenvolvimento da região para fortalecer todo o trade-turístico em parceria com a Prefeitura de Tucano.