Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente inicia os trabalhos nesta semana

Tucano está dando mais passos em busca de uma relação positiva com a natureza. Na última quarta-feira (19), aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) – grupo formado por representantes do poder público e entidades da sociedade civil.

No encontro inaugural, foram discutidas as ações realizadas pelo departamento de meio ambiente até o momento, bem como as ações futuras e as dificuldades enfrentadas pela gestão. O Regimento Interno do Conselho também foi lido, a fim de esclarecer dúvidas e enfatizar os respectivos deveres do colegiado – cujas reuniões acontecerão mensalmente.

Na ocasião foram eleitas, ainda, a secretária do Conselho, Adriana Aparecida Lima Silva, professora e representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tucano (Sindismut), a tesoureira, Anna Carolline Paixão, coordenadora de Capacitação para o Trabalho da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, e o presidente, Aguinaldo Bitencourt, Diretor Municipal de Meio Ambiente.

“É uma grade responsabilidade estar como presidente do Comdema. Além de promover a manutenção do Conselho e manter a periodicidade das reuniões, trata-se de uma função determinante para aprofundar discussões e engajar os membros. Tucano possui um histórico de baixa adesão relativa ao Comdema, uma vez que muitas reuniões acabaram canceladas por falta de quórum em gestões passadas. Meu intuito é mudar completamente esse cenário e fazer do Comdema um órgão ativo, participativo, transparente e comprometido com as questões ambientais do município”, afirma Aguinaldo Bitencourt.

Atribuições

Entre os objetivos do Comdema, estão o mapeamento de áreas críticas em que se desenvolvam atividades que poluam o meio ambiente, bem como de empreendimentos capazes de causar degradação ambiental, para monitoramento e fiscalização; analisar projetos de órgãos e entidades da administração pública para possível implantação; promover e colaborar com a execução de programas de formação e mobilização ambiental, entre outras.

Vale ressaltar que o Condema também pode propor legislações municipais sobre o meio ambiente, ou sugerir alterações em normativos já existentes, a fim de garantir o cuidado e preservação dos recursos naturais em Tucano.