Boletos do Programa Garantia Safra já podem ser retirados pelos beneficiários de Tucano

Os beneficiários do programa Garantia Safra já podem retirar os boletos referentes aos recursos disponibilizados pelo Governo Federal para fortalecimento da agricultura familiar. Os boletos encontram-se na sede da Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, cujo horário de funcionamento é das 8h às 17h, e devem ser quitados até o dia 20 de maio.

“Temos no município mais de 2 mil pessoas beneficiadas pelo Garantia Safra. A agricultura familiar é um ramo forte aqui em Tucano e seguiremos buscando recursos para apoiar essa parcela da população tão presente na nossa economia” afirma o Secretário Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Romilson Oliveira.

O Garantia Safra é um projeto do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo assegurar as condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios que estão sujeitos à perda de safra por causa da seca ou excesso de chuva.

O serviço é voltado para agricultores que tenham um renda mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio e que tenham plantações entre 0,5 a 0,6 hectares, seja de feijão, milho, algodão, arroz ou mandioca. Essas pessoas devem, também, comprovar a perda de mais de 50% da safra em razão de estiagem ou excesso de chuva, e precisam, obrigatoriamente, estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.

Este ano, os agricultores já cadastrados nas safras de 2018/2019 e 2019/2020 foram automaticamente reinscritos. A medida foi tomada para evitar aglomerações nos pontos de inscrição, por razões da pandemia. As pessoas que desejarem consultar se o benefício foi disponibilizado, atualizar dados ou verificar demais informações relacionadas ao cadastro, devem acessar o site do programa Garantia Safra.