Os beneficiários do programa Garantia Safra já podem retirar os boletos referentes aos recursos disponibilizados pelo Governo Federal para fortalecimento da agricultura familiar. Os boletos encontram-se na sede da Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, cujo horário de funcionamento é das 8h às 17h, e devem ser quitados até o dia 20 de maio.

“Temos no município mais de 2 mil pessoas beneficiadas pelo Garantia Safra. A agricultura familiar é um ramo forte aqui em Tucano e seguiremos buscando recursos para apoiar essa parcela da população tão presente na nossa economia” afirma o Secretário Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Romilson Oliveira.

O Garantia Safra é um projeto do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo assegurar as condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios que estão sujeitos à perda de safra por causa da seca ou excesso de chuva.

O serviço é voltado para agricultores que tenham um renda mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio e que tenham plantações entre 0,5 a 0,6 hectares, seja de feijão, milho, algodão, arroz ou mandioca. Essas pessoas devem, também, comprovar a perda de mais de 50% da safra em razão de estiagem ou excesso de chuva, e precisam, obrigatoriamente, estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.

Este ano, os agricultores já cadastrados nas safras de 2018/2019 e 2019/2020 foram automaticamente reinscritos. A medida foi tomada para evitar aglomerações nos pontos de inscrição, por razões da pandemia. As pessoas que desejarem consultar se o benefício foi disponibilizado, atualizar dados ou verificar demais informações relacionadas ao cadastro, devem acessar o site do programa Garantia Safra.

Comentários está desativados.