Base do SAMU é inaugurada em Caldas do Jorro e inicia atendimentos à população de Tucano

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) teve a base descentralizada de Tucano inaugurada na última segunda-feira (12), em Caldas do Jorro. O ato solene contou com a participação do prefeito, Ricardo Maia Filho, da Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, do coordenador médico do SAMU, Igor Laursen e do coordenador geral do SAMU, Adriano Magalhães.

Na ocasião, o prefeito falou sobre o quanto é importante para a cidade ter o serviço do SAMU em operação. “Hoje estamos dando um passo adiante para que possamos melhorar o atendimento das ocorrências relacionadas à saúde. O SAMU é uma conquista de todos”, comemorou. Ricardo Maia Filho aproveitou a oportunidade para mencionar, também, a ampliação dos leitos na UPA Covid-19 e a reforma o centro cirúrgico do Hospital Mariana Penedo – cuja ordem de serviço foi assinada ontem (12).

De acordo com Denise Correia, a obra foi concluída no tempo determinado. O espaço onde funcionava o Conselho Tutelar foi completamente reformado para o funcionamento do SAMU. “Gostaria de agradecer toda a equipe técnica do SAMU de Serrinha, que é a nossa central. Esses profissionais passaram todas as experiências, dividiram conhecimento e se dedicaram desde o início do treinamento até essa entrega de hoje. Estamos continuamente buscando mais recursos para reforçar as estruturas e equipamentos no atendimento à saúde, principalmente nesse período de pandemia, e é muito significativo podermos contar com esse serviço aqui em nossa cidade”.

Preparo e atendimento

Para garantir um serviço de qualidade, a equipe que atuará na base do SAMU passou por um preparo contínuo durante todo o mês de março. A técnica de enfermagem, Naara Farias, conta que a preparação foi intensa. “Fizemos um treinamento específico para poder ingressar na equipe e prestar um serviço eficiente. A gente tem todas as condições necessárias para exercer um bom trabalho e ajudar a salvar vidas. Estamos de plantão 24 horas”, ressaltou.

Segundo a enfermeira Daniela Macedo, responsável pela coordenação do time de profissionais, as pessoas podem acionar o SAMU pelo número 192. “Um médico plantonista atende na Base Central, em Serrinha, e avalia a ocorrência, prestando as orientações necessárias e, se for o caso, solicitando o deslocamento da ambulância. Confiamos que será realizado um trabalho importante para contribuir com a saúde do povo”, explica.