Prefeitura de Tucano e Inema realizam Campanha de Entrega Voluntária de Aves Silvestres


O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, em parceria com a Prefeitura de Tucano, por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, promoverá nos dias 16 e 17 de dezembro a Campanha de Entrega Voluntária de Aves Silvestres.

As aves silvestres têm uma importante função para o meio ambiente, pois elas dispersam sementes na natureza, aumentando as florestas e melhorando o ar que respiramos, além de oferecerem outros serviços ambientais e fazerem parte da nossa rica biodiversidade.

Para o Secretário da Pasta, Aguinaldo Bittencourt, o evento tem a importância de alertar no município as questões de conservação de fauna e preservação o meio ambiente.

“É uma ação de cunho educacional, com objetivo de levar até a população que tem menos acesso à informação, que esse hábito de criar aves presas é um crime, passível de multa e outras sanções penais. Importante frisas que nesse momento, nessa ação específica que vamos estar fazendo em parceria com o Inema, nenhuma multa será aplicada e nenhuma ave será apreendida. É uma ação de entrega voluntária, onde as pessoas terão a oportunidade de entregá-la sem nenhum tipo de punição”, ressaltou.

De acordo com a bióloga Rosane Barreto da Coordenação de Gestão de Fauna do Inema, a Campanha faz parte de uma ação educativa onde tem como objetivo sensibilizar as comunidades quanto a importância da conservação da fauna silvestre para o planeta.

“É através do diálogo com as comunidades envolvendo moradores, comerciantes, crianças e adolescentes sobre a entrega voluntária de aves silvestres ao Inema, que a população local tem conhecimento sobre a importância do animal viver livre em seu ambiente de origem, além de ser explicado sobre todo o caminho que se faz desde a entrega ao Inema, passando por um   Centro de Triagem de Animais Silvestre, onde o animal vai  ser avaliado pelo veterinário e biólogo até o momento onde após o animal estar apto a soltura ser reintroduzido a natureza”, disse.

Ainda segundo a bióloga é importante que a população se sensibilize que “Ave Silvestre só canta feliz quando seu canto é Livre”. 

As entregas poderão ser realizadas no dia 16 das 08h às 17h na sede da prefeitura de Tucano, na Av. ACM e também na Praça Ana Oliveira, em Caldas do Jorro. Já no dia 17, a ação será realizada das 08h às 12h.

Vale ressaltar que manter aves presas em gaiolas, sem autorização ambiental, é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais podendo a pessoa ser multada ou até ser presa.

Encontro

Na sexta-feira (3), às 09h, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema e a Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Tucano estarão reunidos com alunos dos 1° e 2° anos do ensino médio do Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães – Celem, para um encontro sobre a conservação da fauna silvestre na Bahia e a ação de Entrega Voluntária de Aves Silvestres

Os órgãos convidam ainda os alunos do 5º ao 9º ano das redes municipal, estadual e particular para acompanharem a reunião no link meet.google.com/izi-yzbd-jfv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *