Aprovado projeto para implantação da Equipe de Atenção Domiciliar em Tucano

Tucano segue trabalhando para reforçar o atendimento à saúde pública. O município foi o primeiro da região a apresentar à Comissão Intergestores Regional (CIR) de Serrinha o planejamento para implantação da Equipe de Atenção Domiciliar. Com aprovação unânime da CIR, o projeto aguarda, agora, validação do Estado para liberação do financiamento.

A coordenadora da Atenção Básica de Tucano, Fernanda Andrade, explica que o serviço é composto por uma equipe multiprofissional com um médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo e assistente social.

“Eles irão até as residências das pessoas e, além de promover uma assistência integral aos pacientes que não possuem facilidade de acesso às unidades de saúde, também diminuirá o fluxo de pacientes no hospital Mariana Penedo, assim como o número de internamentos”, pontua.

Segundo Fernanda Andrade, a proposta é de que a equipe ofereça o suporte à Atenção Básica de segunda à sexta-feira, sob um fluxo a ser estabelecido para que as atividades aconteçam dentro dos critérios previstos no projeto.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, a Equipe de Atenção Domiciliar fará grande diferença no dia a dia do município. “Garantir que a nossa população tenha as demandas de saúde atendidas é o nosso maior compromisso. Oferecer isso com comodidade e ainda desafogar os principais pontos, como o hospital e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), só trará benefícios para os tucanenses”, diz a gestora.