Tucano articula programas de emprego e renda voltados para público do CadÚnico e Bolsa Família

Tucano está fomentando o oferecimento de vagas de emprego e estudos por meio de programas sociais do Governo Federal. A população do município registrada no Cadastro Único (CadÚnico) ou Bolsa Família pode acessar o site do Programa Progredir ou o portal do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) para consultar vagas de empregos, cursos profissionalizantes e a disponibilização de microcréditos para empreender.

“Nosso objetivo é incentivar essas pessoas a entrarem no mercado de trabalho, em busca de uma melhora na qualidade de vida. Estamos divulgando essas ferramentas para termos o maior alcance possível” afirma a coordenadora de Capacitação para o Trabalho da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Anna Paixão.

A coordenadora reforça, ainda, que as vagas são voltadas para pessoas com renda mensal de até meio salário mínimo. Ainda de acordo com as informações da coordenadora, em caso de dúvidas, as pessoas podem procurar a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social para orientações sobre os programas e as oportunidades oferecidas. O atendimento pode ser feito presencialmente ou por telefone, pelo número (75) 3272-1997.

Sobre as ferramentas

O Progredir é um plano que existe para apoiar, em especial, pessoas de baixa renda por meio de ações voltadas para emprego e empreendedorismo. Além de ajudar a desenvolver habilidades e, assim, aumentar as chances de entrar no mercado de trabalho, o Progredir auxilia os inscritos na elaboração de currículos.

As vagas disponibilizadas pelo programa são, em geral, de empresas parceiras ou de programas vinculados, tais como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Já o Acessuas Trabalho é um centro de informação e faz parte de um conjunto de ações para encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, para que também tenham acesso a oportunidades de trabalho.