Tucanense aprovada em doutorado na UNEB direciona pesquisas para o povoado Alto

O município de Tucano tem mais um motivo para se orgulhar. Esta semana, a pedagoga Juliana Andrade (30), iniciou as aulas do doutorado. A jovem, aprovada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), está se dedicando a um projeto de pesquisa – iniciado desde a graduação – voltado para a comunidade do Alto, local onde cresceu.

“Só acreditei uns três dias depois que fui aprovada. Fiquei muito feliz. O doutorado parecia ser algo inalcançável para a realidade do lugar onde vivo”, diz Juliana. Ela conta que decidiu se inscrever no doutorado pois, na etapa acadêmica anterior, sentiu uma grande necessidade de dar continuidade às ações que vinha realizando junto aos jovens do povoado, fortalecendo uma vertente da educação não formal.

“A ideia é valorizar o lugar onde vivem, para que eles tenham perspectiva de crescimento. Muitos jovens abandonam a escola ainda muito cedo para trabalhar”, pontua. “Durante o mestrado, foquei em Educação Popular, Turismo de Base Comunitária e Desenvolvimento Local. Com o grupo de jovens (que inicialmente eram quatro e, posteriormente, aumentou para 27), fazia várias rodas de conversas e encontros para levantar as necessidades da comunidade e o que nós, enquanto moradores, poderíamos realizar para promover melhorias”.

O trabalho do grupo, além de ser registrado em um blog intitulado “Alto, o Meu Lugar no Sertão”, conquistou visibilidade internacional em publicações veiculadas em revistas de Portugal. As ações também permitiram a instituição de uma biblioteca comunitária e um ecomuseu, que consolidam a história do povoado e buscam incentivar o conhecimento das origens locais.

Para Juliana, o doutorado permitirá a continuação desse legado. “Uma das coisas que contribuíram para a minha aprovação no doutorado é que toda a minha trajetória acadêmica foi direcionada para o lugar que eu nasci e vivo até hoje. Estou sentindo um misto de expectativas. Ao mesmo tempo em que sinto muita alegria, tenho medo, pois é um grande desafio. De qualquer forma, vou encará-lo com muita esperança e dedicação”, afirma a doutoranda.

A Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo, comemorou a notícia e vê Juliana como um exemplo a ser seguido por mais tucanenses. “A caminhada trilhada por Juliana é uma demonstração do quanto ela está aplicada à área educacional e em fazer a diferença para a sua comunidade. Desejo que mais jovens, assim como ela, busquem conhecimento e capacitação. A educação é um vetor transformador de vidas”, diz a gestora.