Tucano realiza campanha do “Novembro Azul” no Complexo Municipal de Saúde


Começou nesta terça-feira (16) e vai até a quarta-feira (17), no Complexo Municipal de Saúde, em Caldas do Jorro, a ação voltada à campanha do “Novembro Azul”, promovida pela Secretaria de Saúde de Tucano, conscientizando sobre os cuidados com a saúde masculina em combate ao câncer de próstata.

Participaram da ação pacientes entre 40 e 75 anos, pré-agendados, e munidos de exames laboratoriais disponibilizados pela secretaria.

Colaborando com a ação, o urologista Gabriel Brandão orientou os homens sobre a realização do rastreio da doença.

“É muito importante e necessário fazer o rastreamento no exame prostático. A partir dos 45 anos, todos os pacientes devem começar a realizar o exame, principalmente os que tem histórico da doença na família”, ressaltou.

O médico alertou ainda que existem diversos fatores de risco que acabam afetando esses pacientes. “Vale lembrar da prevalência do câncer de próstata no nosso meio. Façam o exame do PSA (sangue) e o de toque para iniciar o rastreio do câncer de próstata”, alertou.

O gari Robson Cavalcanti, 41 anos, realizou o exame pela primeira vez e falou sobre a importância de participar do programa e deu o recado para os demais homens.

“É a primeira vez que faço o exame. Eu também tinha muito preconceito. É importante para saber como está a saúde. É melhor descobrir se tem do que morrer com a doença. Tenham coragem e sem preconceito, vocês não vão deixar de ser homem por causa do exame”, pontuou.

A Coordenadora Geral do Complexo de Saúde, Josélia Dantas, ressaltou o trabalho que os profissionais da saúde, na conscientização do homem para o cuidado da saúde.

“Conhecendo a realidade do município, posso dizer que estou mega satisfeita. É um evento inédito no município em prol da prevenção do câncer de próstata. Acredito que os homens estão tendo uma consciência maior com a ajuda dos profissionais da saúde, que reforçam sobre o cuidado necessário e acredito que já está surtindo efeito”, falou.

Avaliação

A Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, comemorou a adesão do público no primeiro dia da campanha.

“Hoje, nós colocamos dois especialistas, com 60 consultas pré-agendadas e também com demanda espontânea para clínico geral. A população aderiu e está comparecendo. Amanhã teremos ainda um psicólogo e uma nutricionista”, disse.

“Os homens, que às vezes tem o preconceito, entenderam a importância da ação e atenderam ao chamado da secretaria. As nossas expectativas foram superadas e vamos continuar com a nossa missão de cuidar do povo e trazer mais qualidade para nossa população”, completou.

Denise ressaltou ainda sobre o papel fundamental do prefeito Ricardo Maia para área da saúde, que tem demonstrado preocupação com os níveis de atendimentos e serviços de saúde para a população.

“Qualquer demanda da saúde que solicitamos, ele realmente atende e faz todos os esforços para trazermos qualidade da saúde para nossa população”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *