Tucano avança e comemora Dia Nacional do Turismo


O dia 8 de maio foi a data escolhida, ainda no governo da Presidente Dilma Roussef, em 2012, para a comemoração do Dia Nacional do Turismo, sob a lei, 12.625/2012, sancionada para oficializar o dia e inclui-lo no calendário oficial brasileiro.  

Esta data faz referência ao dia 8 de maio de 1916, ocasião em que foi solicitado pelo Estado do Paraná que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque, com a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o Brasil.    

Em Tucano, essas belezas passam por diversos pontos do município, como a Cachoeira do Inferno, Marizá, Buraco do Vento, as águas termais de Caldas do Jorro e do Jorrinho, além da rica cultura em sua arte, música e literatura. Com tantas riquezas locais, Tucano tem buscado incessantemente acompanhar a evolução brasileira no setor e tem investido na capacitação dos seus gestores, moradores e empresários, das mais diversas áreas.  

No município, já foi implantado o Conselho Municipal de Turismo, que visa fomentar ainda mais o desenvolvimento da região. Foi resgatado o grande evento de caráter regional, Arraiá das Águas Quentes, que vem se consolidando como o melhor Pré São João da Bahia, movimentando todo o setor hoteleiro e comércio local. A Feira do Couro, no distrito do Tracupá, que acontece nas mesmas datas do Arraiá, passou a ter um apoio bem mais consistente da gestão municipal. 

Outro grande evento que marca a história turística de Tucano é a sua Micareta, o Sertão Folia, que movimentou o município no seu aniversário, 21 de março, e que traz, como uma das atrações do dia, a Corrida Oásis do Sertão.  

A gestão municipal implantou o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável para o quadriênio 2022-25, além de retomar a parceria com o SEBRAE, que tem contribuído com a oferta de palestras e cursos gratuitos para o trade turístico voltadas ao empreendedorismo gastronômico e de outros temas fundamentais para o crescimento da cidade.   

Para o Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento, o turismo de Tucano ainda tem uma extensa trajetória a ser construída, mas os avanços são evidentes. “O turismo de Tucano tem um potencial gigantesco e nós ainda estamos estruturando pilares dos mais básicos do segmento. Muita coisa já evoluiu bastante, mas sabemos que ainda há muito o que crescer”, relatou. 

O prefeito Ricardo Maia afirmou que o turismo é uma prioridade da gestão municipal. “Nosso município tem um turismo pulsante que merece ser explorado com inteligência e sustentabilidade. Temos definido estratégias que têm objetivo de gerar mais emprego e renda, profissionalizar o setor e elevar o nível da qualidade da experiência do turista em Tucano”, ponderou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *