Tucanenses poderão concorrer a 45 vagas temporárias em processo seletivo do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará o Censo Demográfico 2021. A pesquisa tem como principal objetivo gerar dados atualizados que são importantes para a implantação de políticas públicas e para o desenvolvimento urbano. Para executar a ação, o Instituto está abrindo processos seletivos temporários em toda Bahia, sendo 45 vagas disponibilizadas aqui em Tucano.

São 40 vagas para o cargo de Recenseador (responsável por coletar presencialmente e/ou por telefone os dados pretendidos), 04 vagas para o cargo de Agente Censitário Supervisor – ACS (responsável por acompanhar os recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas) e 01 vaga para o cargo de Agente Censitário Municipal – ACM (responsável por acompanhar as atividades da coleta de dados, garantindo o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações). Os contratos têm validade de um ano, com possibilidade de renovação.

Para se candidatar ao cargo de Recenseador é necessário ter o ensino fundamental completo. As inscrições seguem até o dia 19 de março e possuem uma taxa de R$ 25,77. Já os candidatos às vagas de ACS e ACM devem ter o ensino médio completo e pagar uma taxa de R$ 39,49. Para essa categoria, as inscrições se encerram um pouco antes, no dia 15 de março.

Segundo os editais do IBGE, é permitida a solicitação de isenção da taxa em determinados casos, assim como há vagas direcionadas a pessoas com necessidades especiais, negras ou pardas. As inscrições são feitas somente pela internet, na página exclusiva para o cargo de ACS/ACM ou na página específica para o cargo de Recenseador, ambas no site do Cebraspe.

Prova e remuneração

A prova para os cargos de ACS e ACM acontecerá no dia 18 de abril, já para o cargo de Recenseador a prova será realizada no dia 25 do mesmo mês. Os locais de prova serão divulgados posteriormente. Cabe ressaltar que, atendidos os requisitos, é possível que uma mesma pessoa se candidate e realize a prova para os dois processos seletivos.

A remuneração para ACM é de R$ 2.100,00, com jornada de trabalho de 40h semanais. O cargo conta, ainda com auxílio-transporte, auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar, férias e 13° salário proporcionais. O cargo de ACS conta com os mesmos benefícios, sendo a remuneração no valor de R$ 1.700,00. Para os recenseadores, o salário varia de acordo a produção.