Sertão Folia: Tucano marca história com carnaval fora de época

Nove anos depois, o município de Tucano voltou a curtir, nos dias 18 e 19 de março, uma micareta. Batizada de Sertão Folia, a festa popular, fora do período de Carnaval, deu início à celebração dos 186 anos de emancipação política da cidade, reunindo milhares de pessoas atrás dos trios.

O evento atraiu turistas de todo o estado e de outras regiões do país, com 100% de ocupação na rede hoteleira, movimentando o comércio e gerando empregos temporários. Com três trios animando o circuito, bandas baianas deram o tom de animação para o povo: Léo Santana, Timbalada, FIlhos de Jorge, Psirico, Jammil, La Fúria, Oh Polêmico, Edcity, Axé e Beijo e Oh Proibido.

Léo Santana voltou a se apresentar na cidade, depois de 14 anos do seu último show, ainda integrando a banda Parangolé. “Fico feliz de voltar à cidade, depois de tanto tempo. A energia do povo aqui foi maravilhosa”, comentou o artista, apelidado de Gigante.

De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, a cidade recebeu milhares de turistas de várias regiões do estado e de fora.

“Foi uma festa de alto nível de complexidade para seu planejamento e sua execução e o resultado foi mais do que satisfatório. Reunimos muita gente numa festa bem organizada, segura e divertida”, comentou o titular da pasta, Thiago Nascimento.

Em termos da segurança, o Capitão Tarcísio Resende, Comandante do 5º Batalhão da 2ª Companhia da Polícia Militar, falou sobre o que contribuiu para a boa operação da corporação.

“A micareta foi um sucesso. Tivemos poucas ocorrências de furtos e de violência. Parabenizo ao Prefeito e toda a sua equipe pela organização, vista em poucas cidades, da forma que foi elaborada. E nós tentamos colocar o máximo de policiamento nas ruas, para que deixasse a população brincar com mais tranquilidade. Agradeço ainda à Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Segurança Privada, que contribuíram, em sinergia, para o resultado positivo. Já estamos pensando em 2024”.

Corroborando com o Capitão Tarcísio, o Delegado de Polícia Civil, Carlos André Reis, que elogiou a atuação conjunta dos órgãos de segurança pública e a organização do evento.

“Embora tenhamos registros de furtos de celular, comuns em eventos dessa natureza, durante os dois dias de festejos, não houve nenhum auto de prisão em flagrante delito. E isso se deve a atuação conjunta dos órgãos de segurança pública e organização do evento”, finalizou.

O vice-prefeito, Robson Ferreira, ressaltou a organização do evento, que proporcionou uma festa inesquecível.

“Foram nove anos de espera. E nossa gestão não pôde realizar anteriormente, por conta da pandemia. A ansiedade era muito grande e o resultado está aí, com o povo satisfeito com o que foi oferecido. Demos um grande passo para a consolidação do Sertão Folia”, afirmou Robson.

O Prefeito Ricardo Maia avaliou o Sertão Folia como “um verdadeiro sucesso”, agradando a todos que estiveram envolvidos no evento.

“Ocorreu tudo o que havíamos planejado. Desde o ano passado que estudamos todos os detalhes para entregar tudo da melhor forma possível aos nossos munícipes e turistas. Agradeço a todos os envolvidos para a realização dos nossos eventos, operários, colaboradores da limpeza, da saúde, das seguranças pública e privada, vereadores, secretários, artistas, munícipes e turistas, que fizeram, sem dúvida alguma, a melhor micareta da história de Tucano. Agora vamos trabalhar para o Arraiá das Águas Quentes, que realizaremos nos dias 17, 18 e 19 e junho, e planejar o Sertão Folia de 2024”, finalizou.