Semana do Transtorno do Espectro Autista: um período para informar, educar, conhecer e incluir


Na semana em que se comemora o dia da Conscientização do Autismo, dia 2 de abril, a Prefeitura de Tucano, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Semana do TEA e o 1º Simpósio sobre o Espectro Autista, com o tema: Mais informação, menos preconceito.  

O TEA – Transtorno de Espectro Autista, é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico e pode alterar o comportamento da criança. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida. Por isso, quem participou ressaltou a grandiosidade do evento para se conhecer todos os sinais sobre o Autista. “A informação é de suma importância para desmistificar muitas opiniões sobre o autismo e ajudará outras famílias a identificar sintomas e aceitarem o diagnóstico”, afirma Tatiele Cabral, mãe de Dony, autista com 16 anos.  

Para apoiar, o CAMUT (Centro de Atendimento Multifuncional de Tucano) também esteve presente, oferecendo atendimento multidisciplinar para estudantes com TEA no Simpósio.  

Durante a semana, que encerrou dia 5 de abril, foram efetuadas diversas atividades em várias áreas educacionais e mais de 50 escolas estiveram envolvidas.  

Atividades como teatro, palestras, pintura, roda de conversas, cordel, poemas, contação de histórias, exibição de filmes, trabalhos em grupo, jogos e caminhadas com cartazes foram desenvolvidas em diversos pontos do município. “Foi gratificante ver a sociedade tendo um novo e pacifico olhar para essas crianças”, declarou Amanda Góes, Fonoaudióloga.  

A Semana do TEA foi uma soma de esforços dos professores, educadores, estudantes, profissionais de saúde e responsáveis educacionais, que estiveram comprometidos durante toda a programação, buscando informar, atualizar e acabar com o preconceito sobre o que é o Espectro Autista. “Só tenho a agradecer a toda equipe pelo desempenho e esforço durante esses dias.” disse emocionada Gerusa Araújo, Secretária de Educação. 

“E para nós, enquanto gestão municipal, ainda estamos construindo medidas de ordens mais básicas no intuito de incluir pessoas com deficiência. A educação é o nosso foco primordial, entendendo o seu aspecto formador e as necessidades mais urgentes das crianças e adolescentes, bem como suas mães, seus pais e responsáveis. A abordagem nessa semana dedicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi de extrema importância para municiar a sociedade tucanense com informações com a participação de mães de autistas e profissionais especialistas”, comentou o prefeito Ricardo Maia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *