Secretaria de Saúde promove ação do Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Tucano promove, pela primeira vez, nos próximos dias 16 e 17, ações voltadas à campanha do Novembro Azul, conscientizando sobre os cuidados com a saúde masculina em combate ao câncer de próstata.

Serão realizadas consultas com urologista no Complexo Municipal de Saúde, em Caldas do Jorro, a partir das 7h, para pacientes entre 40 e 75 anos, pré-agendados, que já realizaram exames laboratoriais disponibilizados pela secretaria. Profissionais como nutricionista, psicólogo(a), médico(a) clínico(a) geral, para demanda espontânea (vagas limitadas), também estarão presentes na ação.

A secretaria faz um alerta importante para as mulheres transexuais, travestis e algumas pessoas com identidade de gênero não-binária, que também possuem a glândula prostática e, portanto, estão suscetíveis a esse tipo de tumor e precisam passar pelos exames de rastreamento que facilitam a detecção precoce da doença.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, há um grande empecilho atrelado ao principal exame que detecta a doença. “Infelizmente, por envolver aspectos de um mundo ainda machista, há um tabu de que o exame tenha algo a ver com a sexualidade. Muitos homens deixam de fazer o exame por conta de todo o receio”, comenta.

De acordo com Fernanda Andrade, Coordenadora de Atenção Básica do município, a inédita ação tem o principal objetivo de prevenir e identificar o mais cedo possível eventuais casos de câncer de próstata. “É um câncer muito comum entre homens nessa faixa etária, porém há alta possibilidade de cura, quando identificado com antecedência”, afirmou.

O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns no mundo e geralmente apresenta um desenvolvimento lento e assintomático (sem sintomas). Essa doença afeta a glândula presente em indivíduos do sexo masculino e é um dos cânceres de maior prevalência no mundo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em todo o Brasil, a expectativa é de que 65.840 casos sejam diagnosticados durante o ano de 2021. Ainda segundo o Inca, quando descoberto em fase inicial, o câncer de próstata tem mais de 90% de chances de cura.

Sintomas e Tratamento

Em muitos casos, o câncer de próstata é assintomático. Quando há sintomas, podem surgir dificuldade de urinar, aumento na frequência da urina, diminuição do jato de urina e presença de sangue no xixi. É importante destacar que esses sintomas também estão relacionados a doenças benignas da próstata.

A análise histopatológica de tecido da próstata permite o diagnóstico da doença. Esse exame é realizado após a detecção de alguma anormalidade por meio do exame de toque retal ou do exame de aumento do PSA. O exame de toque retal é realizado para avaliar se há alterações na glândula, como o tamanho, se ela se apresenta mole ou granulosa e se causa dor. O PSA é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata. Uma concentração elevada dessa proteína pode ser indicativo da doença.

Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal podem ser indicados. O médico determinará a melhor forma de tratamento de acordo com cada caso.